Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
As funções podem ser classificadas em contínuas ou descontínuas.
Uma função `f` diz-se contínua no ponto `x=a` do seu domínio se e só se `lim_(x->a) f(x)` existe e tem o mesmo valor de `f(a)`, ou seja, ` lim_(x->a) f(x) = f(a)`.
Uma função é contínua num intervalo fechado `[a, b]` do seu domínio se é contínua nesse intervalo aberto e também é continua à direita no ponto `a` e à esquerda no ponto `b`.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Fixe!
Estas aulas e os respectivos exercícios vem mesmo a calhar, estou agora a dar esta matéria e por acaso não estava a perceber grande coisa, mas depois de ter descoberto este site ficou tudo mais fácil. É porreiro podermos ver os vídeos com a explicação da matéria e logo a seguir podermos praticar, consigo aprender muito mais desta maneira. Continuem estou a adorar :-)
Olá Isabel,
Agradeço as tuas palavras, são um forte incentivo para podermos continuar a produzir mais e melhor conteúdo. É um prazer verificarmos que o nosso trabalho é apreciado por muitos alunos.
Boa sorte para o exame nacional de matemática do 12º ano!
Boa tarde,
Trata-se de matéria ministrada no 1º ano de algumas Licenciaturas no Ensino Superior, pelo que atendendo ás dificuldades de vários alunos - uns pelo facto de não terem frequentado o 12º ano e outros, não obstante habilitados com a escolaridade obrigatória, deixaram há imenso tempo as "lides escolares" - constitui uma ferramenta, deveras importante, na retoma do contacto com os conceitos da matemática e facilitadora no âmbito dos programas do ES.
Boa tarde,
Venho questionar sobre a resolução do exercício 11. Quando o limite de 1 por valores positivos é calculado, aplica-se a regra do conjugado. Mas, na hora de cortar x-1 do denominador com x-1 do numerador, há um quadrado que desaparece do -1. Porquê? Obrigado.
Olá Ricardo,
Por vezes, estamos muito concentrados naquilo que é complicado e não nos lembramos do mais óbvio! O quadrado "desaparece", não porque tenha sido cortado, mas porque `-1^2=-1`, por este motivo não adianta deixar ficar o expoente dois. Deste modo, foi possível cortar o `x-1` do numerador e do denominador e assim levantar a indeterminação. Bom estudo.
Gostava de saber porquê que é importante o estudo de funções contínuas no nosso curso?
Olá Jeremias,
É uma excelente pergunta, mas infelizmente nem eu sei a resposta. Na minha modesta opinião, o programa de matemática do ensino secundário deveria ser revisto. Penso que um boa parte daquilo que se ensina tem pouco ou nenhum interesse para a maior parte dos alunos. Penso que deveriam estar a adquirir conhecimentos que lhes fossem mais úteis no seu dia-a-dia. Mas infelizmente não é isso que acontece. Os alunos acabam o ensino secundário sem saberem preencher o IRS (algo que mais tarde ou mais cedo todos vão precisar), nenhum deles tem qualquer noção das taxas, deduções e da grande quantidade de cálculos que são necessários para apurar os nossos impostos. Mas felizmente conseguem verificar se uma função é contínua?!
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