Aulas > 11º ano > Aula nº 36

Conceito intuitivo de limite. Estudo das assíntotas. Cálculo de limites.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Funções Reais de Variável Real

Lição nº: 4 / Total: 11

ant. voltar seg.

Concluir o 11º ano 18%

Introdução

introdução matemática

As principais dificuldades na compreensão do comportamento das funções, através da observação dos gráficos, prendem-se com a identificação das imagens de números muito “grandes” ou muito “pequenos”, bem como a identificação das imagens de valores muito próximos de números que não pertencem ao domínio das funções.
Ao abordar neste tema o conceito intuitivo de limite vamos aprender mais sobre estas situações.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 5 comentários/dúvidas.
25 de Junho de 2015, 18h32

Mensagem de Carlos Jose Mulumba

Gostei muito da aula visual. Boa explicação da matéria, tudo percebido!

26 de Junho de 2015, 10h52

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Carlos,
Espero que tenha sido útil e que contribua para esclarecer as tuas dúvidas em relação ao estudo dos limites de uma função.

05 de Agosto de 2017, 09h15

Mensagem de Patricia

Bom dia,
Ainda não consegui entender muito bem a utilidade do cálculo do limite de uma função. Para que é que isso serve? Porque não podemos simplesmente substituir o objeto pelo seu valor e assim calcular as imagens? Porque não podemos estudar a função através do seu gráfico na máquina de calcular? Eu sei que são muitas perguntas, mas se pudessem ajudar, agradecia.

05 de Agosto de 2017, 14h27

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Patrícia,
São de facto muitas perguntas! Quando calculamos o valor do limite de uma função num determinado ponto, estamos a calcular o valor da função quando os objetos estão muito perto desse ponto. Fazemos isso porque o ponto em questão não pertence ao domínio, logo não é possível calcular a sua imagem. Mas, com a ajuda do cálculo dos limites, conseguimos ter uma ideia muito clara, daquilo que acontece quando a função se aproxima desse ponto. Quando o estudo dos limites apareceu, ainda não existiam máquinas de calcular, porém os matemáticos tinham necessidade de perceber qual era o comportamento da função quando esta tendia para o infinito ou quando esta se aproximava de pontos que não pertenciam ao domínio. Claro que em muitas situações a máquina de calcular facilita o estudo dos limites, mas existem alguns casos em que a máquina não consegue dar resposta e precisamos de fazer esse cálculo "manualmente".

04 de Junho de 2021, 17h52

Mensagem de Ana

onde posso encontrar aqui no site mais exercícios parecidos ao 1.2?
obrigada pelo vídeo, está super acessível para entender :)

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.