Fichas de trabalho com exercícios práticos

lapis

AAqui poderás imprimir algumas fichas de trabalho para praticares. Todos os exercícios estão numerados e resolvidos. Introduz o número do exercício, na caixa que se encontra no lado direito da página para veres a resolução em formato vídeo. Se não quiseres ver o vídeo até ao fim, na barra de titulo do vídeo aparece logo a indicação da resposta correta.

Ver resolução em vídeo

Fichas de trabalho do 10º ano

TemaFichas de trabalho
Geometria no Plano e no Espaço Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3 Ficha 4 Ficha 5 Ficha 6
Ficha 7 Ficha 8        
Funções e Gráficos Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3 Ficha 4 Ficha 5 Ficha 6
Ficha 7          
Estatística Ficha 1          

Fichas de trabalho do 11º ano

TemaFichas de trabalho
Trigonometria Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3 Ficha 4 Ficha 5 Ficha 6
Ficha 7 Ficha 8        
Geometria no Plano e no Espaço Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3 Ficha 4 Ficha 5  
Programação Linear Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3 Ficha 4    
Introdução ao Cálculo Diferencial Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3 Ficha 4 Ficha 5 Ficha 6
Ficha 7 Ficha 8 Ficha 9      


Exercícios resolvidos de matemática

quadro de aulas

TTodas as fichas de trabalho foram organizadas por temas, por forma a tornar mais fácil ao aluno encontrar exercícios sobre as matérias onde apresenta mais dificuldades. Os exercícios aqui presentes foram retirados das provas dos Exames Nacionais e Testes Intermédios desde 2005 até ao presente. De momento, apenas foram criadas fichas desde o 9º ano até ao fim do secundário. A variedade de exercícios é maior no 9º e 12º ano por se tratarem de anos de escolaridade em que os alunos terão um exame nacional. Procurou-se dentro de cada tema disponibilizar uma grande variedade de exercícios diferentes para que o aluno se sinta preparado para a prova de âmbito nacional. Baseado na máxima que o caminho se faz caminhando, acreditamos que a matemática se aprende praticando!

Como cada exercício possui uma resolução em vídeo, o aluno poderá assim ter acesso a uma sugestão de resolução que o ajudará a colmatar as suas dúvidas. Essa explicação, passo a passo e detalhada é essencial para muitos alunos que deixam de praticar os exercícios de matemática, porque muitas vezes não sabem por onde começar. Se mesmo assim houver algum exercício cuja resolução o aluno não entenda, sugere-se que utilize a página Contactar mencionando no texto o número do exercício onde procura explicação. De igual forma, se for encontrado algum erro na resolução em vídeo ou na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder ao número do exercício escolhido, agradece-se que o erro seja reportado.