Praticar Matemática > 11º ano > Trigonometria > Exercício 19

Exercícios de Trigonometria

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Trigonometria. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 19 / Total: 24

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2012-02-09.
Exercício retirado do teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2012-02-09. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
09 de Março de 2014, 22h04

Mensagem de Carolina

Não percebi... para mim, tanto poderia ser a opção a) como a opção b)... porque a b) e não a a)?
Obrigada

10 de Março de 2014, 16h39

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Carolina,
Viste o vídeo com a resolução?
Lá explica que sen(`pi-theta`) = sen (`theta`) = `-1/3`. Logo não pode ser a solução a), já que no enunciado o sen x = `1/3` (positivo, a hipótese a) deu negativo).

Bom estudo!

01 de Novembro de 2015, 11h28

Mensagem de Sofia Cardoso

Nas fórmulas da redução ao primeiro quadrante, nós fazemos sempre com o alfa no 1.Q e as fórmulas são para esse ângulo do 1.Q. Mas se um outro ângulo não pertencer ao 1.Q mas sim a outro as fórmulas continuam a ser as mesmas?

02 de Novembro de 2015, 15h40

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Sofia,
Sim, as fórmulas são válidas para qualquer ângulo de qualquer quadrante. Por norma utilizamos o ângulo `alpha` pertencente ao primeiro quadrante porque nos facilita estabelecer as relações existentes entre esse ângulo e outros. O meu conselho para todos os alunos é: "Não memorizem as fórmulas". É muito mais prático e útil saber utilizar convenientemente o círculo trigonométrico do que estar a memorizar uma data de fórmulas matemáticas. Boa sorte para os estudos!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Trigonometria aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.