Praticar Matemática > 11º ano > Geometria no Plano e no Espaço II > Exercício 4

Exercícios de Geometria no Plano e no Espaço II

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Geometria no Plano e no Espaço II. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 4 / Total: 20

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2008-05-06.
Exercício retirado do teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2008-05-06. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
02 de Janeiro de 2015, 15h55

Mensagem de Nuno Miguel

Antes de mais parabéns pelo site, os exercícios de matemática que estão aqui são fixes para treinarmos. É muito bom termos a resolução em vídeo de todos os exercícios.

Como é que sabemos que as equações que estão definidas na opção C) representam uma reta? Não poderiam ser as coordenadas de um ponto?

03 de Janeiro de 2015, 10h56

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nuno,
De facto as equações `x=2 ^^ y=1` podem representar as coordenadas de um ponto, tudo depende de onde nos situamos. Num "espaço bidimensional", as coordenadas de um ponto necessitam de uma abcissa e de uma ordenada. Mas se for um "espaço tridimensional" então as coordenadas de um ponto necessitam de uma abcissa, uma ordenada e de uma cota. Se numa equação faltar alguma delas significa que nos estamos a referir a uma reta paralela ao eixo da coordenada em falta.
Bons estudos!

12 de Fevereiro de 2016, 20h58

Mensagem de Tiago

Boas!
Pode explicar o porquê definiu nas coordenadas (0,0,1) o ponto Z. Não consigo entender, na função ele definiu os pontos com (X,Y,Z).
Obrigado

13 de Fevereiro de 2016, 09h22

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
Tenho alguma dificuldade em entender a tua pergunta. Neste exercício são nos dadas 4 opções, cada uma delas com a equação de uma reta. Estamos a tentar encontrar qual delas é paralela à reta `r`. Para isso vamos analisar os seus vetores diretores e verificar se alguma delas é paralela ao eixo Z.
Para obteres mais informações sobre as equações cartesianas da reta, consulta esta aula. Bons estudos!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Geometria no Plano e no Espaço II aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.