Praticar Matemática > 11º ano > Programação Linear > Exercício 3

Exercícios de Programação Linear

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Programação Linear. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 3 / Total: 6

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2009-01-29.
Exercício retirado do teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2009-01-29. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
03 de Janeiro de 2015, 15h54

Mensagem de Raquel Fernandes

Parabéns a todos o que ajudaram a construir este site.
Graças à enorme lista de exercicios resolvidos que disponibilizam consegui melhorar bastante os meus resultados de matemática no primeiro período. A explicação que dão em vídeo ajudou-me a perceber as resoluções dos exercicios de matemática aqui propostos. Nas aulas não tinha conseguido perceber este tema da programação linear e aqui já consegui entender melhor. Se for possível ponham mais exercicios deste tema porque só têm 6 e é pouco.

06 de Janeiro de 2015, 17h02

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Raquel,
Reconheço que 6 exercícios é pouco para os alunos poderem praticar. Todos estes exercícios foram retirados de provas de exames nacionais ou de testes intermédios e como neste momento o ministério da educação deixou de fazer testes intermédios para o 11º ano e também não existe exame nacional para o 11º, deixamos de ter exercícios disponíveis. Pode ser que no futuro consigamos ir buscar mais exercícios a outro local.
Bons estudos!

12 de Janeiro de 2015, 17h56

Mensagem de Zé

Eu também concordo com a Raquel, tenho alguma dificuldades nestes exercícios de programação linear e acho que seis é pouco para podermos praticar, mas mesmo assim parabéns, gosto muito do site, pena que tenham começado a por publicidade.
Já vi o vídeo com a explicação do exercício, mas mesmo assim não percebi porque é que a solução não é a A) porque se na função objetivo eu utilizar os valores de x = 6 e y = 3 dá-me o valor mais alto e como nós queremos maximizar, não deveria ser esta opção?

14 de Janeiro de 2015, 09h47

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Zé,
É verdade que os valores `x = 6` e `y = 3` nos dão os valores mais altos na função objetivo `L = 3x + y`. O problema é que esse ponto, se olhares para o gráfico com atenção, está fora da região admissível (zona do gráfico a sombreado) e portanto não pode ser utilizado como solução para este problema de programação linear. Quanto à publicidade ela é necessária para pagar os custos de manutenção do site.
Espero ter ajudado, bons estudos!

02 de Março de 2015, 18h45

Mensagem de Pedro Paulo Vicente

Gostei muito deste exercicio de programaçao linear e expero participar mais em cenarios do genero e peço que continuem nesta senda

03 de Março de 2015, 09h42

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Pedro,
Eu também gosto muito de programação linear, acho que é um exemplo perfeito de como a matemática pode ser útil para ajudar a resolver problemas que surgem no quotidiano das empresas. Por vezes não é fácil explicar aos alunos a utilidade de alguns conceitos que eles aprendem, mas esse não é seguramente o caso da programação linear.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Programação Linear aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.