Praticar Matemática > 11º ano > Programação Linear > Exercício 2

Exercícios de Programação Linear

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Programação Linear. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 2 / Total: 6

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2008-01-24.
Exercício retirado do teste intermédio de matemática do 11º ano, publicado em 2008-01-24. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 9 comentários/dúvidas.
21 de Janeiro de 2015, 17h57

Mensagem de Rita

Boa tarde, não percebo o porquê das quantidades de manga e laranja em cada bebida. Agradecia a explicação.

22 de Janeiro de 2015, 09h41

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rita,
Esta empresa vende duas bebidas (X e Y) que são fabricadas de maneira diferente, ambas são feitas com manga e laranja, mas a proporção em que estes sumos são misturados não é a mesma. Na bebida X são misturados na mesma proporção, por exemplo: 3 litros de bebida X são feitos com 1,5 l. de laranja + 1,5 l. de manga. Na bebida Y a proporção é diferente, por exemplo: 3 litros de bebida Y são feitos com 2l. de laranja + 1 l. de manga.
Espero ter ajudado, bons estudos!

22 de Janeiro de 2015, 19h01

Mensagem de Rita

Muito obrigada senhor Vitor Nunes, fiquei esclarecida!

25 de Janeiro de 2015, 21h20

Mensagem de isa

boa tarde
nao percebi nada
ajude-me

26 de Janeiro de 2015, 12h01

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Isa,
Não sei se já tiveste oportunidade de ver o vídeo que acompanha o exercício, em todo o caso, mesmo que o tenhas feito e não tenhas percebido a resolução, eu só te posso ajudar se colocares uma dúvida concreta.

02 de Fevereiro de 2015, 19h13

Mensagem de Rita

boa tarde, eu resolvi este exercício na aula com a minha professora e não deu nada disto. A resposta dada pela minha professora seria a C.
Pode me explicar por favor?

03 de Fevereiro de 2015, 09h37

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rita,
Voltei a ver a resolução e ela está correta. Deverias informar a tua professora de que ela se enganou. Junto envio a resolução para imprimires e mostrares à tua professora ou em alternativa mostra-lhe o vídeo presente neste site.
Nunca te esqueças que um bom aluno é aquele que questiona, não devemos aceitar tudo aquilo que nos é dito, mas tentar pensar por nós próprios se aquilo que nos é ensinado faz sentido ou não. Bom trabalho!

11 de Fevereiro de 2016, 11h48

Mensagem de Katte

Olá, estou com um dúvida porque é que é 2/3 ou 1/3 como é mostrado no vídeo? Não consigo perceber a ligação.
Quando é dito que é necessário para a bebida x : com um litro de sumo de laranja por cada litro de sumo de manga não podia ser x+y em vez de (x/2)X+(x/2)Y, porque razão a soma tem de dar 1 litro , não entendo.
Outra dúvida não tem muito haver com o caso. Mas eu estou a ter uma cadeira de Investigação operacional de Gestão e queria que me indicasse alguns videos sobre programação linear

12 de Fevereiro de 2016, 09h59

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Katte,
Repara que com um litro de sumo de laranja e um litro de sumo de manga estaríamos a fazer dois litros da bebida X. Esta questão de programação linear tem levantado muitas dúvidas. Por esse motivo anexei na resposta que dei à Rita, um ficheiro de texto que contém a resolução detalhada da pergunta. Consulta essa informação, talvez isso te possa ajudar a entender a resolução proposta. Poderás encontrar neste local mais informação sobre o assunto.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Programação Linear aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.