Praticar Matemática > 11º ano > Sucessões Reais > Exercício 2

Exercícios de Sucessões Reais

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Sucessões Reais. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 2 / Total: 3

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no exame nacional de matemática do 12º ano, publicado em 2015, 1ª fase.
Exercício retirado do exame nacional de matemática do 12º ano, publicado em 2015, 1ª fase. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
30 de Dezembro de 2016, 03h56

Mensagem de Lárcia Cossa

Considerando a sucessão do exercício, a que será igual o Un?

31 de Dezembro de 2016, 09h29

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Lárcia,
Quando as sucessões estão definidas por ramos, nem sempre é fácil a partir dessa definição encontrar o termo geral da sucessão. Se for uma Sucessão Aritmética ou uma Sucessão Geométrica é relativamente simples porque existe uma fórmula matemática para isso. Mas, no caso deste exercício, não se trata nem de uma Progressão Aritmética, nem de uma Progressão Geométrica. Logo, nunca será pedido que tentem encontrar o termo geral da sucessão.

21 de Fevereiro de 2017, 07h52

Mensagem de Sofia

Boa tarde! Porque é que as funções quadráticas não tem minorantes?

22 de Fevereiro de 2017, 08h32

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Sofia,
Normalmente só respondo a questões relacionadas com o exercício proposto. Mas, vou fornecer uma breve explicação à tua dúvida. Em primeiro lugar, os minorantes e majorantes são por regra pedidos quando se trata de sucessões e não de funções. Apesar de ser parecido, são conceitos diferentes, uma vez que o domínio de uma função é o conjunto dos números reais, enquanto que o da sucessão é o conjunto dos números naturais. Em segundo lugar, a afirmação não é verdadeira. Se a concavidade da função for voltada para cima, então a função é minorada, logo existe um conjunto de minorantes. Se pelo contrário, a função tiver concavidade voltada para baixo, acontece o inverso, a função é majorada e existe um conjunto de majorantes.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Sucessões Reais aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.