Praticar Matemática > 9º ano > Trigonometria do Triângulo Retângulo > Exercício 8

Exercícios de Trigonometria do Triângulo Retângulo

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Trigonometria do Triângulo Retângulo. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 8 / Total: 15

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla de matemática publicado em 2014

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
18 de Junho de 2016, 14h33

Mensagem de Bruna

Olá, eu estive a seguir este site e é muito bom, parabéns. Mas eu tenho uma duvida no exercício nº8 sobre Trigonometria do Triângulo Retângulo do 9º ano. No vídeo que propuseram ver como solução, no fim utiliza-se o inverso da tangente, mas eu coloquei na minha calculadora o inverso da tangente de 4 a dividir por 5.392 e não me dá o mesmo resultado, a mim dá-me aproximadamente 14,088. Não sei o que se passa mas gostaria de saber, pois vou fazer exame já na terça feira. Aguardo uma resposta rápida.

20 de Junho de 2016, 14h46

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Bruna,
Voltei a fazer o cálculo, porque por vezes os professores também se enganam. Mas felizmente não é o caso! O exercício refere que `theta = tg^(-1)(4//5.392)=36.569` e esta conta está certa. Certifica-te que a tua máquina está em graus, que colocas os números corretos na calculadora e se for necessário utiliza parênteses para garantir que calculas corretamente o inverso da tangente. Boa sorte para o exame!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Trigonometria do Triângulo Retângulo aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.