Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

O que significa Googol e Googolplex?

pequenas respostas para grandes perguntas

O termo googol foi inventado pelo matemático americano Edward Kasner para representar o número `10^100`. Isto equivale a escrever o número 1 seguido de 100 zeros. Em termos matemáticos o número não tem qualquer utilidade e é apenas utilizado para representar um número realmente grande, mas ainda assim longe do infinito.

Algumas curiosidades relativas a este número:

  • O número de milésimos de segundo que já passaram desde o inicio do universo (cerca de 14 biliões de anos) ainda está longe de ser um googol;
  • Nem o número de gotas de água dos oceanos ou o número de grãos de areia existentes nas praias do nosso planeta se aproxima deste número;
  • O número googol é aproximadamente igual a 70!;
  • No sistema binário são necessários 333 bits para o representar;
  • Os criadores do motor de busca Google deram-lhe o seu nome para representar a imensidão da internet.
símbolo do infinito

Se o número googol já é enorme então o número googolplex é gigantesco uma vez que se trata de `10^text(googol)`.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "O que significa Googol e Googolplex?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/googol-googolplex.php, acedido em 29 de Março de 2024.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foi colocado um comentário/dúvida.
30 de Julho de 2022, 02h30

Mensagem de Moisés

Esse número é incrível, ótimo conteúdo.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!