Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Quais são os números da sequência de Fibonacci?

pequenas respostas para grandes perguntas

A sequência de Fibonacci consiste numa série de números, que são encontrados a partir da soma dos dois números anteriores da sequência. Começando a série pelo 0 e 1, a sequência continua somando estes dois para encontrar o próximo, obtemos assim novamente o 1. A partir daqui não é difícil obter a quantidade de números que quisermos, uma vez que esta sequência é infinita: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34 e assim por diante.

Como é que surgiu esta série de números?

Esta série surgiu num livro publicado em 1202 por Fibonnaci também conhecido por Leonardo Pisano. O livro em causa, Liber Abaci ajudou a espalhar a numeração decimal na Europa. A primeira vez que ele reparou na sequência foi quando tentava resolver um problema sobre a reprodução de coelhos. Começando com um macho e uma fêmea, e a partir de determinados pressupostos iniciais, quantos coelhos existiriam ao fim de um ano?

Qual o motivo desta sequência ser tão conhecida?

Apesar do problema dos coelhos, partir de pressupostos completamente irrealistas, foi descoberto mais tarde que os números da sequência de Fibonacci estavam presentes em muitos elementos da natureza. Em muitas plantas por exemplo, o número de pétalas faz parte desta sequência. Eis mais alguns exemplos: sementes de um girassol; folhas das alfaces; na couve-flor; as camadas das cebolas; as saliências dos ananases ou das pinhas; nas ramificações de uma árvore, etc.

Sementes de um girassol de fibonacci

A sequência tem alguma aplicação prática?

Um uso interessante da sequência de Fibonacci, consiste na conversão de milhas para quilómetros. Por exemplo, para saber aproximadamente quantos quilómetros perfazem 5 milhas, utiliza-se o número de Fibonacci que corresponde ao número de milhas (5) e procura-se o número seguinte (8). Assim sendo, 5 milhas são aproximadamente 8 quilómetros. Atenção que este método apenas permite obter conversões aproximadas, para uma conversão exata terá que utilizar a seguinte fórmula: `K = 1.609344M`.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Quais são os números da sequência de Fibonacci?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/numeros-sequencia-fibonacci.php, acedido em 18 de Abril de 2024.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!