Classificação de Triângulos

bloco de notas

De todos os polígonos, o triângulo sempre foi aquele que exerceu um maior fascínio nos matemáticos de todo o mundo. Sendo uma construção que não é possível deformar, desde muito cedo foi utilizado na arquitectura dos mais diversos edifícios, pontes e monumentos. A astronomia recorreu às suas propriedades, para calcular a distância entre astros, que não podia ser calculada de qualquer outra forma. Na navegação, a vela triangular (ou latina) permitiu aos portugueses partir para os descobrimentos com embarcações (a caravela) que navegavam contra o vento.

Os triângulos podem ser classificados quanto ao comprimento dos lados e quanto à amplitude dos seus ângulos internos. Na tabela seguinte, encontra-se um resumo desses dois tipo de classificações.

Quanto aos ladosTriângulo EquiláteroEquiláteroTem os três lados iguais
Triângulo IsóscelesIsóscelesTem dois lados iguais
Triângulo EscalenoEscalenoTem os três lados diferentes
Quanto aos ângulosTriângulo ObtusânguloObtusânguloTem um ângulo obtuso
Triângulo RetânguloRetânguloTem um ângulo reto
Triângulo AcutânguloAcutânguloTem todos os ângulos agudos


escrever carta

Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos uma mensagem através da página Contactar. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nos nossos quadros de resumos, não hesites em avisar-nos! Tentaremos corrigir o mais rapidamente possível.