Relacionamentos entre Ângulos

bloco de notas

Dá-se o nome de ângulo à região do plano limitada por duas semiretas com uma origem em comum. Dois ângulos podem estar relacionados de diferentes formas, dependendo da região do plano onde se encontram e conforme as suas características. No quadro resumo desta página estão descritos os principais relacionamentos entre ângulos.

NomeImagemDescrição
Verticamente Opostosângulos verticalmente opostosSão ângulos com o mesmo vértice e os lados de um ângulo estão no prolongamento dos lados do outro. Na figura, os ângulos 1 e 3 são verticalmente opostos e têm a mesma amplitude. O mesmo acontecendo com os ângulos 2 e 4.
Correspondentesângulos correspondentesSão ângulos que estão do mesmo lado da reta secante a outras duas retas. Um deles é interno e o outro é externo. São iguais se as duas retas intersetadas pela secante forem paralelas. Na figura, os ângulos 1 e 2 são correspondentes. O 1 é externo e o 2 é interno.
Alternos Externosângulos alternos externosSão ângulos que estão em lados opostos da reta secante a outras duas retas. Ambos são externos. São iguais se as duas retas intersetadas pela secante forem paralelas. Na figura, os ângulos 1 e 4 são alternos externos.
Alternos Internosângulos alternos internosSão ângulos que estão em lados opostos da reta secante a outras duas retas. Ambos são internos. São iguais se as duas retas intersetadas pela secante forem paralelas. Na figura, os ângulos 2 e 3 são alternos internos.
Adjacentesângulos adjacentesSão ângulos com o mesmo vértice, além disso têm um lado comum que os separa. Na figura, os ângulos `alpha` e `beta` são ângulos adjacentes.
Complementaresângulos complementaresDois ângulos são chamados de complementares quando a sua soma é 90º. Na figura, os ângulos `alpha` e `beta` juntos formam um ângulo reto.
Suplementaresângulos suplementaresDois ângulos são chamados de suplementares quando a sua soma é 180º. Na figura, os ângulos `alpha` e `beta` juntos formam um ângulo raso.


escrever carta

Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos uma mensagem através da página Contactar. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nos nossos quadros de resumos, não hesites em avisar-nos! Tentaremos corrigir o mais rapidamente possível.