Programa "Isto é matemática" (11ª Série)

youtube

Aqui poderás ver um conjunto de vídeos que com certeza irão aumentar o teu interesse pela matemática. A série de programas “Isto é Matemática”, promovidos pela Sociedade Portuguesa de Matemática e com apresentação de Rogério Martins, matemático e professor universitário, pretende de uma forma simples e realista apresentar a forma como a matemática nos rodeia em grande parte da nossa vida. Estes programas procuram explicar como é que a matemática está presente em diversos aspetos do dia a dia, num registo claro e cativante.

Neste episódio o matemático Rogério Martins faz-lhe três perguntas: Qual é o maior número que conhece? Como é que se chama esse número? De onde vem a palavra Google?
Neste episódio o matemático Rogério Martins vai ao Museu do Ar da Força Aérea Portuguesa, por existir uma ligação muito curiosa entre amostras enviesadas... e um pequeno episódio da centenária história da aviação.
Neste episódio o matemático Rogério Martins explica o que é o Número Básico de Reprodução! Para tal, vai ao Museu da Farmácia para lhe falar de epidemias, vírus e gripe... e evitar a todo o custo falar de muco nasal.
Neste episódio o matemático Rogério Martins vai ao Observatório Astronómico de Lisboa para lhe fazer uma pergunta: Será que estamos sozinhos no universo? Há quem tenha esperança que sim, há quem jure que não...
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala sobre a Conjectura de Poincaré. Para tal vamos conhecer um pouco mais sobre topologia... e Grigori Perelman: o matemático que recusou um milhão de dólares!
Neste episódio fala-se do Ciclo Circadiano. E para quem não faz a mais pequena ideia o que é o Ciclo Circadiano, o Rogério dá-lhe uma dica: É um relógio que temos dentro de nós, mexe com o nosso soninho, e vem do latim: circa diem.
Neste episódio o matemático Rogério Martins explica o que é um reflector de canto. Para tal vai jogar um pouco de snooker, fazer experiências com espelhos, e perceber como funcionam os reflectores das bicicletas.
Neste episódio o matemático Rogério Martins fala sobre a história de John Snow, o Pai da Epidemiologia. Para tal, vai ao Cinema São Jorge para falar sobre a cólera, e a sua ligação à água e às bebidas fermentadas.
Neste episódio o matemático Rogério Martins vai ao Panteão Nacional para falar sobre árvores genealógicas, genes e família. Ou seja, algo muito apropriado para a época natalícia, e uma óptima maneira de começar uma discussão em noite de consoada.
Neste episódio fazemos uma experiência algo bizarra. Algo que pode ser considerado um fenómeno estranho - porém real... e que alguns podem até duvidar da sua veracidade: vai fazer a corrente da tampa do ralo da sua banheira... levitar.
Neste episódio o matemático Rogério Martins faz uma bagunça científica com tinta acrílica, papel e pêndulos ao construir: Um pêndulo que desenha! Em Loures! A Quinta do Mocho, em Sacavém, tem a maior colecção de street art do país!
Neste episódio o matemático Rogério Martins explica o que é a auto-referência. Para tal, fala da Sucessão de Fibonacci, de um prato tradicional, e... uma história saída das Mil e uma Noites.
Hoje é o último episódio... da última temporada... do Isto é matemática! É verdade. Vamos parar por aqui: O Museu Nacional Ferroviário! E muito a propósito... já que hoje vamos falar: no Problema da Paragem.

Total de vídeos da 11º série: 13


A série "Isto é Matemática" é produzida e realizada pela empresa SIGMA 3.