Aulas > 11º ano > Aula nº 13

Relação entre inclinação, declive e coordenadas de um vetor no plano.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Geometria Analítica

Lição nº: 3 / Total: 15

ant. voltar seg.

Concluir o 11º ano 70%

Introdução

introdução matemática

Para escrever a equação reduzida de uma reta no plano, é necessário conhecer o seu declive. O declive da reta pode ser obtido recorrendo a um vetor diretor da reta, cujas coordenadas podem ser calculadas a partir das coordenadas de dois pontos da reta. Num referencial chama-se inclinação de uma reta, ao menor ângulo, não negativo que a reta faz com o semieixo positivo das abcissas.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 11º ano
Exercício de matemática do 11º ano


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
14 de Janeiro de 2015, 15h54

Mensagem de lusakivana Daniel

Os meus cumprimentos, tenho duvida em circo trigonométrico.

15 de Janeiro de 2015, 09h15

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Daniel,
A pergunta está completamente fora de tópico! Apesar disso, aproveito para chamar à atenção, que a forma correta de pronunciar é círculo trigonométrico. Como não colocas nenhuma dúvida em concreto, o meu conselho é que vejas as seguintes aulas em vídeo sobre este assunto e tenta resolver os exercícios de trigonometria propostos:
Circulo Trigonométrico 1
Circulo Trigonométrico 2
Circulo Trigonométrico 3

09 de Janeiro de 2021, 21h21

Mensagem de Didier gery

Agradeço muito pelo trabalho levado a cabo em postar video - aulas e matérias que tem contribuído muito para o alargamento do saber. Espero que continuem com essa disposição, sacrificando em prol dos outros. Como imperfeitos que somos, muitos de nós não reconhecemos, mas Deus reconhece. Força e coragem.
Att. Didier Gery

10 de Janeiro de 2021, 14h01

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Didier,
Obrigado pelas palavras de incentivo. São mensagens como a sua que nos dão vontade de continuar a fazer cada vez mais e melhor.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.