Aulas > 9º ano > Aula nº 6

Conjunção e disjunção de inequações. Resolução de problemas.

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Inequações

Lição nº: 6 / Total: 6

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Concluir o 9º ano 83%

Introdução

introdução matemática

Para determinarmos o conjunto-solução da conjunção de duas inequações, resolvemos cada uma delas separadamente e no final, efetuamos a interseção dos respetivos conjuntos-solução.

Para determinarmos o conjunto-solução da disjunção de duas inequações, resolvemos cada uma delas separadamente e depois fazemos a reunião dos respetivos conjuntos-solução.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano
Exercício de matemática do 9º ano


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Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
31 de Março de 2020, 22h36

Mensagem de Rui

Boa noite,
É possível resolver a segunda inequação do primeiro exercício sem multiplicar por - 1? Pode exemplificar se possível? Obrigado.

01 de Abril de 2020, 09h18

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rui,
A razão pela qual multiplicamos por `-1` reside no facto de pretendermos "retirar" o sinal menos da fração que se encontra no primeiro membro. Isto porque o objetivo desta e de qualquer equação é descobrir o valor da incógnita `x`, que deverá ser determinada com sinal positivo. Como se trata de uma inequação, o único pormenor que não podemos esquecer, é que é necessário trocar o sinal da desigualdade, sempre que a inequação é multiplicada por um número negativo.

23 de Novembro de 2021, 18h23

Mensagem de Pascoal

Porquê que quando multiplicou por-1, não multiplicou também o -2?

24 de Novembro de 2021, 08h48

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Pascoal,
Será que podias ser mais especifico? Estás a referir-te a qual exercício?

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