Aulas > 6º ano > Potências de Expoente Natural > Aula nº 4

Mínimo Múltiplo Comum

video

Vê o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, tenta resolver o máximo de exercícios sobre este tema. Se tiveres dúvidas consulta a resolução. Bom estudo!

Potências de Expoente Natural

Aula Nº: 4 / Total: 4

ant. voltar

Introdução

O Mínimo Múltiplo Comum entre dois números, tal como o nome indica, é o menor número natural que é simultaneamente múltiplo de ambos os números. Para calcular o MMC pode-se recorrer a diversas técnicas: uma listagem de todos os múltiplos de ambos os números (até encontrar um que seja comum) ou ainda à fatorização dos números.

Esta última técnica é a mais utilizada por ser muito mais rápida e prática do que estar a enumerar todos os múltiplos de dois números até encontrar um que seja comum. Além disso, os seus cálculos podem ser utilizados tanto para achar o MMC como o MDC. Basicamente consiste em decompor os dois números em fatores primos, sendo que, o MMC é igual ao produto dos fatores primos comuns, elevando cada um deles ao maior expoente com que aparece nas decomposições e ainda ao produto dos fatores primos não comuns.


Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.