Aulas > 6º ano > Figuras Geométricas Planas > Aula nº 2

Perímetro do círculo.

lista de tarefas

Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!

Figuras Geométricas Planas

Aula Nº: 2 / Total: 4

ant. voltar seg.

Concluir o 6º ano 73%

Introdução

introdução matemática

Calcular o perímetro de uma figura plana é determinar o comprimento da linha que a define. No caso do perímetro do círculo, é determinar o comprimento da circunferência que o limita.

Os matemáticos concluíram, através dos mais variados e rigorosos processos, que o quociente do perímetro do círculo pelo seu diâmetro é sempre o mesmo, seja qual for o tamanho do círculo. Ao valor desse quociente decidiram chamar pi e utilizar a seguinte letra grega para o representar: `pi`. Posto isto, a fórmula para o cálculo do perímetro do círculo é a seguinte: `P=d xx pi`, ou então, `P=2xxrxxpi`.



Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
07 de Dezembro de 2019, 16h17

Mensagem de Isabel

Boa tarde,
No vosso resumo dizem que o perímetro do círculo pode ser calculado pela fórmula, P=d x pi, mas reparei que no vídeo com a resolução do exercício 3 utilizam uma outra fórmula. Que fórmula é essa?

08 de Dezembro de 2019, 09h37

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Isabel,
O exercício 3 é ligeiramente diferente dos restantes. Enquanto que nos outros temos o valor do raio (ou do diâmetro) e queremos saber o perímetro, neste é ao contrário, dão-nos o valor do perímetro do circulo e pretende-se descobrir o raio. A fórmula que utilizamos é a seguinte: `d = P -: pi`. Repara que não é uma fórmula nova, é a mesma, mas temos o valor do diâmetro em função do perímetro, isto foi obtido porque sabemos que a divisão é a operação contrária da multiplicação.

03 de Junho de 2020, 21h57

Mensagem de Sérgio Teixeira

Boa noite
Reparei que no exercício 4, durante a explicação foi calculado o perímetro do meio círculo, mas supostamente essa parte está a branco. Não deveria ser calculada a parte a verde?
Obrigado e continuação do bom trabalho

04 de Junho de 2020, 08h27

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Sérgio,
Quando se pede para calcular o perímetro de uma figura, estamos evidentemente a falar da parte colorida. Que no caso do exercício 4 está de cor verde. Mas repara que o contorno dessa figura, além de ter vários segmentos de reta, também é composto por dois semicírculos. É portanto necessário calcular o perímetro do círculo. Quanto ao facto de dividir esse perímetro por dois, isso não é necessário, porque as duas metades formam um círculo completo.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.