Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Para caracterizar, ou definir, uma rotação é necessário conhecer: o centro da rotação (que pode pertencer ou não à figura), a amplitude do ângulo da rotação e o sentido da rotação. Se a rotação for no sentido dos ponteiros do relógio, então diz-se que é sentido negativo. se a rotação for no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, então diz-se que é sentido positivo. Numa rotação, o centro é o único ponto que se mantém fixo. A rotação é uma isometria porque conserva os comprimentos, assim como, as amplitudes dos ângulos. A imagem de uma figura por rotação é uma figura geometricamente igual.
Uma figura tem simetria de rotação se a sua imagem por uma rotação, de ângulo não nulo e não giro, é a própria figura. A ordem da simetria de rotação é o número de rotações que transformam a figura nela própria. O número de rotações de um polígono regular é igual ao número de lados do polígono.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde,
Se me pedirem uma rotação para a direita de uma reta, devo ir no sentido oposto do relógio?
Olá Mariana,
Quando falamos em rotação, não faz grande sentido mencionar que uma figura rodou para a direita ou para a esquerda. Em linguagem matemática, sempre que nos referimos a uma determinada rotação, o mais correto é indicar o ângulo de rotação. Se o ângulo de rotação for positivo, então a rotação é feita no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, se o ângulo for negativo a rotação é feita no sentido dos ponteiros do relógio.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.