Aulas > 7º ano > Aula nº 20

Classificação de equações lineares.

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Equações Algébricas

Lição nº: 3 / Total: 4

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Introdução

introdução matemática

Qualquer equação linear, depois de simplificada, pode ser escrita na forma `ax=b`, onde `a` e `b` são números racionais. A resolução desta equação pode originar três tipos de soluções distintas:

Equação Impossível: Por exemplo, `0x=5`. (Não existe nenhum número que multiplicado por zero vá dar cinco).
Logo, podemos definir uma equação impossível, como como sendo aquela em que não há nenhum valor de `x` que satisfaça a igualdade, ou, por outras palavras, a igualdade é falsa.

Equação Indeterminada: Por exemplo, `0x=0`. (Qualquer número multiplicado por zero vai dar zero).
Assim sendo, podemos definir uma equação indeterminada, como sendo aquela em que a igualdade se vai verificar, qualquer que seja o valor de `x`.

Equação Possível e Determinada: Por exemplo, `2x=12`. (O único número que multiplicado por dois vai dar doze é o número seis).
Por último, podemos definir uma equação possível e determinada, como sendo uma equação em que existe, pelo menos, um valor de `x` que torne a igualdade verdadeira.



Exercícios resolvidos

Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano
Exercício de matemática do 7º ano


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Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
18 de Outubro de 2023, 19h08

Mensagem de Roberto

No exercicio nº3 na alinia a) o resultado nao deveria ser -2 ? Tendo em conta que o 5 quando passa para o outro lado a dividir também tem de trocar o sinal ?

19 de Outubro de 2023, 07h55

Mensagem de Vitor

Olá Roberto,
Repara que nesse exercício o número 5 está a multiplicar pelo `x`. Quando passa para o segundo membro, passa a dividir. Mas, nestes casos, não há troca de sinal. Só existe lugar a troca de sinal, quando se está a somar e passa para o outro membro a subtrair ou vice-versa. Espero ter ajudado!

21 de Fevereiro de 2024, 12h00

Mensagem de João Cordeiro

Olá. Como sempre, o vosso curso continua muito bom.
A título de sugestão, no intuito de contribuir para o curso, eu sugiro que se defina equação impossível como como sendo aquela em que não há nenhum valor de x que satisfaça a igualdade, ou, em outra palavras, a igualdade é falsa; e equação indeterminada como sendo aquela em que a igualdade vai se verificar, qualquer que seja o valor de x. O que acha?

22 de Fevereiro de 2024, 08h06

Mensagem de Vitor Nunes

Olá João,
Agradeço as palavras amáveis, bem como a sugestão. A introdução da aula já foi alterada, de acordo com as suas recomendações. Obrigado!

07 de Abril de 2024, 10h13

Mensagem de Maria

Olá!
Tenho de lhe felicitar pelo o site! É um ótimo recurso para não só treinar com exercícios, mas também para compreender a matéria.
Estou dificuldades na resolução deste problema... podia-me ajudar?
O perímetro de um retângulo é 22 cm. Sabe-se que a diferença entre o comprimento e a largura desse retângulo é 5 cm. Determina a área do retângulo.
Obrigada e felicidades

08 de Abril de 2024, 08h47

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Maria,
Vamos supor que o comprimento é `x`, neste caso como a diferença entre o comprimento e a largura é de 5 cm, então a largura pode ser dada por `x-5`. Posto isto, o perímetro pode ser calculado pela soma de todos os lados. Assim sendo, o perímetro é igual a `2x+2(x-5)`. Como o enunciado nos diz que o perímetro é igual a 22 cm, podemos igualar a expressão anterior a 22. Assim vamos obter equação `2x+2(x-5)=22`. Como a resolução desta equação é acessível, deixo-te o trabalho de a resolver, penso que não deverá ser difícil chegar ao resultado final. Assim que ficares a conhecer o valor de `x` que se refere ao comprimento, chegas facilmente à largura e por fim, para encontrar a área é só multiplicar o comprimento pela largura. Bons cálculos!

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