Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Partindo da equação vetorial da reta e através de um sistema de três equações conhecidas por equações paramétricas é relativamente fácil chegar às equações cartesianas da reta que são dadas por: `(x - x_0)/u_1=(y - y_0)/u_2=(z - z_0)/u_3`.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde, eu gostava de saber como escrever uma equaçao cartesiana quando nos sao dados 3 pontos (A,B,C).
Se pertencerem os três pontos à reta pode determinar um vetor com dois dos tres ponto (por exemplo o vetor BC) depois é só aplicar à formula da equação cartesiana da reta, em que o ponto da reta seria, neste caso, o A e o vetor,neste caso, o vetor BC
Olá Cecilia,
A informação da Rita está correcta, para chegar à equação cartesiana da reta, basta escolher um vetor, um ponto e aplicar a fórmula.
Mas se o objetivo é chegar à equação cartesiana do plano a partir de 3 pontos, o processo é diferente. Deverão ser tomados dois vetores, por exemplo `vec(AB)` e `vec(BC)` e depois encontrar (usando um sistema) um terceiro vetor que seja perpendicular a estes dois, este será o vetor normal do plano. Por fim, aplica-se a respetiva equação do plano.
Quando temos y e x = o por exemplo temos à mesma de escrever os pontos que estão representados, no vetor é que temos de por 0. Certo?
Olá Miriam.
Está correta a tua afirmação! Por exemplo a equação cartesiana da reta: `(x - 3)/2 = (y - 4)/5 ^^ z = 8`, tem como coordenadas do Ponto: `(3,4,8)` e como coordenadas do vetor diretor: `(2,5,0)`. Espero que com este exemplo tenha ficado claro a forma como podemos obter rapidamente as coordenadas de um ponto e de um vetor diretor a partir da equação cartesiana de uma reta. Bons estudos!
Boa Tarde, eu gostava de saber como se mostra que uma reta cartesiana e uma reta vetorial não têm pontos em comum
Olá Ana,
Duas retas não têm pontos em comum se forem estritamente paralelas. Para demonstrar isso começa por utilizar os dois vetores diretores das retas, para provar que são colineares (logo as retas são paralelas). Em seguida, é necessário demonstrar que não têm pontos em comum. Para conseguir provar isso, utiliza um ponto de uma das retas e prova que ele não pertence à outra reta, substituindo as suas coordenadas na equação da reta e verificando que se obtém uma proposição falsa.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.