Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Os monómios são expressões matemáticas que ligam por produto fatores numéricos e variáveis. Por exemplos, as seguintes expressões são monómios: `5, 2x, 4y^2, 3ax`. Normalmente as constantes são representadas pelas letras `a,b,c` e as variáveis pelas letras `x,y,z`.
Num monómio o produto dos fatores numéricos designa-se por parte numérica ou coeficiente. Ao produto das variáveis ordenadas por ordem alfabética chamamos parte literal. Por exemplo, no monómio `4x` o número `4` é o coeficiente e o `x` é a parte literal.
O grau do monómio é calculado pela soma dos expoentes da parte literal. Por exemplo, o monómio `4x^2y` é de grau 3. Para terminar, dois monómios dizem-se semelhantes quando têm a mesma parte literal.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde,
Dois monómios que tenham a mesma parte literal mesmo que grau diferente são semelhantes na mesma?
Por exemplo: 3x ao quadrado é semelhante a 6x ao cubo?
Olá Mariana,
A resposta é não. A parte literal do monómio `3x^2` é `x^2`, enquanto que a parte literal do monómio `6x^3` é `x^3`. Concluindo, para que dois monómios sejam semelhantes, as partes literais têm de ser exatamente iguais, o que não acontece neste caso. Repara ainda que o grau desses monómios nem sequer é o mesmo, portanto nunca poderiam ser monómios semelhantes.
Olá, tenho uma pequena duvida. Para serem monómios semelhantes precisam de ter a mesma parte literal, mas precisam de ter o mesmo grau (expoentes iguais)?
Olá Juliana,
A resposta é sim. De acordo com a definição, dois monómios são semelhantes se tiverem a mesma parte literal. Logo, a parte literal tem de ter o mesmo grau. Por exemplo, os monómios seguintes são semelhantes: `6x^2` e `3x^2`, enquanto que estes dois não são semelhantes: `5x^2` e `5x^3`.
Três perguntas para os exercícios em cima:
1ª Se tivermos apenas a contante, qual seria a parte numérica, a parte literal, e o grau?
2ª As constantes podem ter expoentes?
3ª Se as constantes têm um valor fixo, porquê que a parte númerica é a própria constante, e não esse valor fixo?
Olá Laurindo,
Respondendo às perguntas:
1) No caso de ter apenas a constante, por exemplo `c`, então a parte numérica será a própria constante, a parte literal não existe e o grau é zero.
2) As constantes podem ter expoente, uma constante pode perfeitamente ser `c^2`.
3) As constantes podem ser representadas por uma letra, geralmente `a`, `b` ou `c` (nas variáveis utiliza-se `x`, `y` ou `z`), ou então pelo valor da constante, ou seja, por um número. É indiferente!
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.