Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
O estudo de conjuntos de pontos, no plano e no espaço, definidos por condições, já foi iniciado no 10º ano. No entanto, os conhecimentos agora adquiridos sobre cálculo vetorial, em particular, o produto escalar de vetores, permitem resolver novos problemas e criar alternativas de resolução para outros.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Boa tarde,
Como encontro as coordenadas do centro da uma circunferência, a partir de duas retas tangentes a essa circunferência? Obrigada.
Olá Ana,
Partindo do principio que conheces as coordenadas dos pontos de tangência das retas com a circunferência, é relativamente fácil encontrar a equação de uma reta perpendicular que passe no ponto de tangência. Para isso, basta relembrar que o declive de uma reta perpendicular é igual ao simétrico do inverso do declive da reta de tangência. Posto isto, como essas duas retas perpendiculares passam no centro da circunferência, basta resolver um sistema com essas duas equações para encontrar as coordenadas do centro. Espero ter ajudado!
Caso nos dessem a equação da reta e da circunferência e nos pedissem em que ponto a reta é tangente à circunferência, como procederíamos?
Olá Lino,
Se a reta é tangente à circunferência então toca num único ponto. Para descobrir as coordenadas desse ponto basta resolver um sistema com essas duas equações. Para isso começa pela equação da reta, (que é mais fácil) e resolve em ordem a uma das incógnitas. Depois substitui esse resultado na equação da circunferência para encontrar a outra coordenada. Se obtiveres uma equação de segundo grau, isso pode ser resolvido igualando o delta a zero, uma vez que sabemos que a solução é única.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.