Aulas > 11º ano > Funções Reais de Variável Real > Aula nº 2

Diferentes tipos de funções - Revisão.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 2 / Total: 11
ant. voltar seg.

Introdução

Função é um dos conceitos mais importantes da matemática. Existem várias definições, dependendo da forma como é abordado o seu estudo. Para os alunos o mais comum é entenderem o conceito de função como uma relação entre dois conjuntos, onde existe uma relação entre cada um dos seus elementos. Também pode ser uma lei que para cada valor do primeiro conjunto designado por `x` é correspondido por um (e um só) elemento do segundo conjunto, designado por `y`. Essa lei (ou relação entre os dois conjuntos) é designada por `f(x)`. Existem inúmeros tipos de funções matemáticas, vamos nesta aula rever algumas das mais utilizadas.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 6 comentários/dúvidas.
22 de Abril de 2015, 19h27

Mensagem de catarina vidal

boa tarde. como se sabe se é par ou impar:
r(x)= 2x^2 +x^2

23 de Abril de 2015, 09h13

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Catarina,
Não tenho por hábito ajudar os alunos a resolver exercícios, mas vou abrir uma exceção. Para vermos se uma função é Par ou Ímpar basta, neste caso, fazer o seguinte:
`r(-x) = 2(-x)^2 + (-x)^2 = 2x^2 + x^2 = r(x)`.
Como `r(-x) = r(x)` podemos concluir que é Par, porque objetos simétricos têm imagens iguais. Se no final obtivéssemos isto: `r(-x) = -r(x)`, então iríamos concluir que é Ímpar, porque objetos simétricos têm imagens simétricas. Espero ter ajudado!

03 de Junho de 2016, 12h59

Mensagem de Ricardo Lourenço

Bom dia, gostaria apenas de confirmar convosco que o 2º Video não tem a explicação da proporcionalidade inversa. Pode confirmar e indicar-me o video correcto? Obrigado. RL

06 de Junho de 2016, 08h21

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ricardo,
Tens razão, o segundo vídeo não possui nenhuma explicação sobre a Proporcionalidade Inversa. O sumário da aula estava errado e já removi essa referência do sumário. Não temos nenhuma aula sobre esse tema, mas poderás encontrar mais informação sobre esse assunto neste local. Dentro do separador funções encontram-se 4 vídeos que explicam as diferenças existentes entre Proporcionalidade Direta e Proporcionalidade Inversa.

21 de Setembro de 2018, 10h57

Mensagem de James Sangula

Bom dia. Eu gostaria de saber parcialmente, qual é a diferença existente entre as seguintes sucessões de referência: -2^n ; (-3)^n.

21 de Setembro de 2018, 18h03

Mensagem de Vitor Nunes

Olá James,
A primeira sucessão `-2^n` é sempre negativa e é monótona decrescente uma vez que os termos vão sendo cada vez mais pequenos. Na segunda sucessão `(-3)^n`, os termos vão alternando sucessivamente entre positivos e negativos, consoante a variável `n` que se encontra em expoente seja par ou ímpar. Por esse motivo, esta última sucessão, ao contrário da primeira não é monótona. Nenhuma delas é limitada.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.