Aulas > 11º ano > Sucessões > Aula nº 1

Introdução às sucessões. Definição e termo geral. Gráfico de uma sucessão.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 1 / Total: 7
voltar seg.

Introdução

O conceito de número está ligado a objetos cuja quantidade é por ele representada. É uma ideia abstrata que associa a cada objeto uma unidade. A sucessão dos números naturais 1, 2, 3, 4, 5, … envolve outros conceitos além do conceito de número:
- Os números estão dispostos por certa ordem;
- Conhecido um elemento da sucessão conhece-se o seguinte;
- Não há um último elemento, mas há um primeiro elemento.
Esta sucessão é a mais simples de todas e a partir dela surgem todas as outras.

Chama-se sucessão de números reais, ou simplesmente sucessão, a uma função que a cada número natural faz corresponder um número real.


Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
10 de Julho de 2016, 06h14

Mensagem de Joaquim Machombe Manguize

Como elaborar o gráfico de uma sucessão?

12 de Julho de 2016, 08h41

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Joaquim,
Para elaborar o gráfico de uma sucessão, o ideal é calcular os primeiros 5 ou 6 termos e colocar os seus valores num referencial adequado. A partir daí dá para começar a perceber o tipo de sucessão (aritmética ou geométrica), e começar a visualizar se é uma sucessão monótona ou se é limitada. Atenção que esses primeiros valores, ou mesmo, a análise do gráfico não nos permite concluir nada! Apenas nos dá uma pequena ideia do comportamento da sucessão. Teremos sempre que fazer um estudo analítico do seu Termo Geral para um conhecimento completo da sucessão.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.