Aulas > 11º ano > Sucessões > Aula nº 5

Sucessões definidas por recorrência.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 5 / Total: 7
ant. voltar seg.

Introdução

Nem sempre é fácil (ou possível) encontrar uma expressão analítica do termo geral de uma sucessão. Tal não significa, no entanto, que não seja possível caracterizar a sucessão, ou seja, determinar o valor de qualquer termo.
Numa sucessão definida por recorrência indica-se o primeiro termo (ou primeiros termos) e o processo que permite obter os termos seguintes à custa do(s) anterior(es).

A definição de uma sucessão por recorrência não torna cómoda a determinação do valor dos seus termos já que, para conhecer um termo, é necessário conhecer os anteriores. Porém, a calculadora pode facilitar esses cálculos com as potencialidades de que dispõe.


Exercícios resolvidos



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
08 de Maio de 2016, 19h10

Mensagem de Ana

Como é que descobrimos o termo geral de uma sucessão?

09 de Maio de 2016, 09h37

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ana,
Normalmente este tipo de pergunta aparece associado a sucessões aritméticas e geométricas. Para cada uma delas existe uma fórmula matemática que nos permite chegar rapidamente ao termo geral, desde que se conheça a razão da progressão e o valor de um dos termos. A primeira coisa a fazer é descobrir se se trata de uma progressão aritmética ou geométrica. Consulta a nossa página das fórmulas, no separador Sucessões irás encontrar o que procuras.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.