Aulas > 11º ano > Sucessões > Aula nº 6

Progressões aritméticas e progressões geométricas.

video

Vê o(s) vídeo(s) que contém a explicação da matéria e depois tenta resolver exercícios sobre este tema. Bom estudo!

Aula Nº: 6 / Total: 7
ant. voltar seg.

Introdução

Um sucessão diz-se progressão aritmética quando a diferença entre cada termo e o anterior é constante. Essa constante chama-se razão da progressão. A sucessão dos números naturais é uma progressão aritmética de razão 1. A sucessão dos números pares ou ímpares é uma progressão aritmética de razão 2. A sucessão dos múltiplos de 5 é uma progressão aritmética de razão 5. Numa progressão aritmética, obtém-se cada termo (exceto o primeiro) somando a razão ao termo anterior.

Uma sucessão diz-se progressão geométrica quando o quociente entre cada termo e o anterior é constante. Essa constante é a razão da progressão. O termo geral de uma progressão geométrica é sempre o produto de uma constante por uma exponencial. É por isso que o crescimento (ou decrescimento) exponencial é o mesmo que crescimento (ou decrescimento) em progressão geométrica.




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
25 de Fevereiro de 2019, 15h14

Mensagem de Inês

Como verificamos se uma sucessão, por exemplo, un = 2n-7 é uma progressão aritmética?

26 de Fevereiro de 2019, 08h01

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Inês,
Se vires o vídeo da aula com atenção, verificas que essa sucessão que apresentas só pode ser considerada uma progressão aritmética, se existir uma razão que é constante. Essa razão obtém-se subtraindo um termo qualquer ao seu termo anterior. Assim sendo podemos verificar da seguinte forma: `r = U_(n+1) - U_n = 2(n+1) - 7 - (2n - 7) = 2n + 2 - 7 - 2n + 7 = 2`
Uma vez que a razão é 2, fica deste modo provado que se trata de uma progressão aritmética e ainda podemos constatar que, sendo a razão um número positivo então trata-se de uma sucessão monótona crescente e ilimitada.

09 de Março de 2019, 16h28

Mensagem de José

Como é que podemos verificar que um valor seja um termo de uma sucessão geométrica?
ex: verifica se 5/54 é termo da sucessão 5(2*-2n).

10 de Março de 2019, 10h23

Mensagem de Vitor Nunes

Olá José,
Para verificar se um determinado valor é termo de uma sucessão geométrica (se for uma sucessão aritmética procedemos de igual forma), tudo o que temos a fazer é igualar essa valor à sucessão e resolver em ordem a `n`. Após este passo, se chegarmos à conclusão que `n in NN`, ou seja, que `n` faz parte do conjunto dos números naturais, então é porque esse valor é um dos termos da sucessão. Caso contrário, não é. Espero ter ajudado!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.