Vê com atenção o vídeo que contém a explicação da matéria. De seguida, imprime a ficha de trabalho e tenta resolver o máximo de exercícios que conseguires sobre este tema. Se tiveres alguma dúvida nos exercícios que disponibilizamos, consulta a resolução proposta ou coloca uma questão no fórum. Bom estudo!
Um sucessão diz-se progressão aritmética quando a diferença entre cada termo e o anterior é constante. Essa constante chama-se razão da progressão. A sucessão dos números naturais é uma progressão aritmética de razão 1. A sucessão dos números pares ou ímpares é uma progressão aritmética de razão 2. A sucessão dos múltiplos de 5 é uma progressão aritmética de razão 5. Numa progressão aritmética, obtém-se cada termo (exceto o primeiro) somando a razão ao termo anterior.
Uma sucessão diz-se progressão geométrica quando o quociente entre cada termo e o anterior é constante. Essa constante é a razão da progressão. O termo geral de uma progressão geométrica é sempre o produto de uma constante por uma exponencial. É por isso que o crescimento (ou decrescimento) exponencial é o mesmo que crescimento (ou decrescimento) em progressão geométrica.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Como verificamos se uma sucessão, por exemplo, un = 2n-7 é uma progressão aritmética?
Olá Inês,
Se vires o vídeo da aula com atenção, verificas que essa sucessão que apresentas só pode ser considerada uma progressão aritmética, se existir uma razão que é constante. Essa razão obtém-se subtraindo um termo qualquer ao seu termo anterior. Assim sendo podemos verificar da seguinte forma: `r = U_(n+1) - U_n = 2(n+1) - 7 - (2n - 7) = 2n + 2 - 7 - 2n + 7 = 2`
Uma vez que a razão é 2, fica deste modo provado que se trata de uma progressão aritmética e ainda podemos constatar que, sendo a razão um número positivo então trata-se de uma sucessão monótona crescente e ilimitada.
Como é que podemos verificar que um valor seja um termo de uma sucessão geométrica?
ex: verifica se 5/54 é termo da sucessão 5(2*-2n).
Olá José,
Para verificar se um determinado valor é termo de uma sucessão geométrica (se for uma sucessão aritmética procedemos de igual forma), tudo o que temos a fazer é igualar essa valor à sucessão e resolver em ordem a `n`. Após este passo, se chegarmos à conclusão que `n in NN`, ou seja, que `n` faz parte do conjunto dos números naturais, então é porque esse valor é um dos termos da sucessão. Caso contrário, não é. Espero ter ajudado!
Como posso demonstrar que uma sucessão é uma progressão geométrica?
Olá Isabel,
Para provar que uma sucessão é uma progressão geométrica, basta mostrar que a razão entre um termo e o anterior é constante. Ou seja, é necessário mostrar que `U_(n+1)/U_n=R`. Neste caso o `R` corresponde à razão e terá que ser uma constante.
Todos os vídeos aqui presentes têm por objetivo fornecer ao aluno explicações de matemática online na forma mais intuitiva possível. Todos eles estão disponíveis para consulta através dos canais do YouTube: matematica.PT, Os números da Inês, ExplicaMat, Academia Aberta, Matemática Simples e Matemática no Mocho. Caso encontres algum erro, (por exemplo um vídeo que não funcione ou que não corresponda à explicação do exercício proposto) ou caso queiras dar alguma sugestão de melhoramento, não hesites em nos enviar um email através da página Contactar. Tentaremos dar resposta tão brevemente quanto possível.