Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Porque é que existem anos bissextos?

pequenas respostas para grandes perguntas

O nosso planeta demora aproximadamente 365,2422 dias a dar uma volta completa ao Sol, só que um calendário "normal" só tem 365 dias. A parte decimal que fica de fora vai sendo adicionada ao ano seguinte. Depois da Terra ter dado 4 voltas ao Sol, já passaram 1460,9688 dias. Só que 4 anos correspondem a 1460 dias e portanto o resto 0.9688 corresponde quase a um dia inteiro. Foi por esse motivo que foi decidido adicionar 1 dia extra de 4 em 4 anos. Foi escolhido o mês de fevereiro por ser o mais pequeno que de 4 em 4 anos passa a ter 29 dias, sendo esse ano designado por ano bissexto. Em termos matemáticos foi estipulado que se o ano fosse divisível por 4 seria bissexto.

calendário

Durante centenas de anos, as pessoas usaram este tipo de calendário chamado de Calendário Juliano, imposto por Júlio César em 46 a. C. Só que 0.9688 não corresponde completamente a um dia inteiro, então aos poucos o calendário Juliano começou a ficar desfasado da realidade. Em 1582 o papa Gregório corrigiu este problema ordenando que fossem seguidas uma nova série de regras, naquilo que ficou a ser conhecido como o Calendário Gregoriano que está atualmente em vigor e cujas regras são as seguintes:

  • Cada 4 anos é um ano bissexto. Logo 2004, 2008, 2012, 2016, ... são anos bissextos;
  • No entanto, em cada 100 anos deixa de ser bissexto. Logo 1900, 2100, ... não são bissextos;
  • Mas, em cada 400 anos, irá haver um ano bissexto. Logo 2000, 2400, ... são anos bissextos.
   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Porque é que existem anos bissextos?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/ano-bissexto.php, acedido em 04 de Novembro de 2025.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!