QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Aulas 11º ano       Aulas 12º ano

O que é um ano-luz?

pequenas respostas para grandes perguntas

Apesar de ano ser uma unidade de medida do tempo, o ano-luz não serve para medir tempo, mas sim distâncias. As distâncias entre os astros são de tal maneira grandes, que para medir a distância entre eles, substituiu-se o quilómetro pelo ano-luz. Sendo assim, um ano-luz corresponde à distância que a luz percorre durante um ano.

A que distância é que corresponde um ano-luz?

A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 quilómetros por segundo. Logo 1 segundo-luz corresponde a 300.000 quilómetros. Para descobrir a distância que existe num ano-luz, basta calcular quantos segundos existem num ano e multiplicar por 300.000. Fizemos as contas e o resultado é 9.460.800.000.000, isto é, 9 triliões 460 biliões e 800 milhões de quilómetros. É um número realmente grande!

planeta

Para ficarmos com uma ideia daquilo que essa distância representa, a Lua está a apenas 1 segundo-luz do nosso planeta e o Sol está a 8 minutos-luz. A estrela Sírius, uma das mais brilhantes do céu está a oito anos-luz de distância da Terra, (quando olhamos para essa estrela estamos a ver como ela era há oito anos atrás). Andrómeda, que é a galáxia mais próxima da Via Láctea, está a cerca de 2,5 milhões de anos-luz do nosso planeta. Deixo aqui um desafio, tente converter isso para quilómetros!

   Foi interessante? Então partilha!


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!