QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Aulas 11º ano       Aulas 12º ano

Como é que funcionam os juros?

pequenas respostas para grandes perguntas

Os juros consistem numa determinada remuneração, que é cobrada normalmente pelos bancos (ou outras entidades financeiras), aos seus clientes, tendo em conta o montante de dinheiro que lhes foi emprestado. A taxa de juro cobrada, depende do risco associado à devolução do empréstimo, dos custos administrativos e da inflação esperada.

O que é a Taxa de Juro?

A taxa de juro é expressa num percentagem e destina-se a calcular o valor que o cliente terá que pagar à entidade que lhe emprestou o dinheiro. Por exemplo, se pedirmos ao banco 2500 Euros emprestados e o banco nos cobrar 10% ao ano, significa que daqui a um ano, quando devolvermos o dinheiro que nos foi emprestado, teremos que devolver esse montante mais 10%, ou seja, `2500 xx 0.10 = 250, 2500 + 250 = 2750`. Os 250 euros de juros cobrados são o lucro do banco.

moedas

Existem diferentes tipos de juros, tais como:

  • Juros Compostos: Quando os juros são pagos não apenas sobre o valor do principal, mas também sobre os juros obtidos em relação ao valor principal dos períodos anteriores. Para ficares a saber mais deste assunto, consulta a página sobre Juros Compostos.
  • Juros de Mora: Também conhecido como juros de atraso, o termo define as taxas de juros cobradas, no caso de existir um atraso no pagamento de um valor devido.
  • Juros Nominais: Inclui a correção monetária do valor emprestado. Em geral as taxas oferecidas nas principais modalidades de financiamento são expressas em termos nominais, ou seja, sem descontar a inflação no período.
  • Juros Simples: Ao contrário dos juros compostos, neste caso o juro é pago apenas sobre o valor do montante do empréstimo.
   Foi interessante? Então partilha!


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!