Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
Os juros consistem numa determinada remuneração, que é cobrada normalmente pelos bancos (ou outras entidades financeiras), aos seus clientes, tendo em conta o montante de dinheiro que lhes foi emprestado. A taxa de juro cobrada, depende do risco associado à devolução do empréstimo, dos custos administrativos e da inflação esperada.
A taxa de juro é expressa num percentagem e destina-se a calcular o valor que o cliente terá que pagar à entidade que lhe emprestou o dinheiro. Por exemplo, se pedirmos ao banco 2500 Euros emprestados e o banco nos cobrar 10% ao ano, significa que daqui a um ano, quando devolvermos o dinheiro que nos foi emprestado, teremos que devolver esse montante mais 10%, ou seja, `2500 xx 0.10 = 250, 2500 + 250 = 2750`. Os 250 euros de juros cobrados são o lucro do banco.
Existem diferentes tipos de juros, tais como:
NUNES, Vitor F. R. "Como é que funcionam os juros?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/calcular-juros.php, acedido em 26 de Março de 2023.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!