Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Como contar multidões em eventos públicos?

pequenas respostas para grandes perguntas

Em muitos eventos, por exemplo manifestações e comícios, é necessário conhecer a quantidade de participantes. Isto prende-se com duas razões, primeiro por uma questão de segurança, para assegurar que as forças da ordem são em número suficiente para conter a multidão caso haja problemas e segundo, por uma questão politica, uma vez que o número de participantes permite medir a relevância da manifestação, há necessidade de saber quantas pessoas estão insatisfeitas com determinada medida. Não raras vezes, surgem polémicas quando os sindicatos fazem alarido de um número várias vezes superior àquele que é estimado pelo governo ou pelas forças de segurança pública.

multidão de pessoas

Mas, como conhecer o número exato de pessoas presentes numa multidão?

Não existe nenhuma forma de saber o número exato, a menos que o recinto seja fechado e cada pessoa tenha que passar por um torniquete antes de entrar, como é o caso de um evento desportivo ou de um concerto. Mas pode ser feita uma estimativa, bastante aproximada. Existem várias formas de fazer a contagem, mas o mais conhecido é o método de Jacobs. Este método consiste, grosso modo, em calcular a área do local onde se vai realizar o evento; de seguida, faz-se uma estimativa recorrendo por exemplo a imagens aéreas, do número de pessoas por `m^2`; por último, efetua-se o produto da área pela densidade. O método sofreu vários aperfeiçoamentos, desde que surgiu nos anos sessenta e tem ainda em conta, sem querer entrar em pormenor, várias formas de avaliar se a densidade é igual em todo o recinto, se o tempo de permanência é constante e vários outros fatores que podem influenciar o resultado final. Existem ainda outros métodos que são utilizados quando se trata de uma manifestação em movimento, como é caso de um desfile. Aqui é comum, selecionar um local e medir o número de pessoas que por lá passa num determinado intervalo de tempo. Chega-se depois ao resultado final, medindo o tempo que a multidão demora a circular por esse ponto.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Como contar multidões em eventos públicos?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/contar-multidoes.php, acedido em 07 de Outubro de 2024.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 2 comentários/dúvidas.
08 de Maio de 2020, 14h02

Mensagem de Nadson Aragão

Admitindo que a área de uma praça é de 530 m^2, quantas pessoas cabem nessa praça:
a) Estando todas as pessoas bem juntas.
b) Estando todas as pessoas com uma distância razoável.

08 de Maio de 2020, 16h05

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Nadson,
A matemática é uma ciência exata, e como tal, a pergunta que colocas é demasiado subjetiva. Aquilo que para ti é uma distância razoável, pode para mim ser demasiado perto ou demasiado afastado. Da mesma forma, o que significa as pessoas estarem todas juntas? Os ombros tocam-se? Conseguem abrir os braços? Como vês são demasiadas interrogações, o que nos impede de dar uma resposta precisa.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!