Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
O declive é utilizado para medir a inclinação da reta em relação ao eixo das abcissas (eixo do `x`). Por exemplo, uma reta com declive 2, em linguagem corrente pode ser explicado da seguinte forma: por cada duas unidades que a reta "sobe" na vertical, ela "avança" uma unidade na horizontal.
Existem várias formas de determinarmos o valor desse declive:
NUNES, Vitor F. R. "O que é o declive de uma reta?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/declive-reta.php, acedido em 25 de Abril de 2025.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Bom dia,
Não fazia ideia que havia tantas formas diferentes para encontrar o declive de uma reta. Se eu tiver um exercício em que é necessário encontrar a inclinação de uma reta, como é que eu sei qual das técnicas é que devo utilizar?
Olá Carlos,
A escolha do método para calcular o declive da reta depende do enunciado do problema, mais concretamente, depende do tipo de dados que lhe são fornecidos no exercício em causa. Se porventura, conhecer a expressão algébrica que define a reta, opta por um método, se pelo contrário lhe for dado os graus de inclinação da reta, então opta por outro, e assim por diante...
Muito obrigado pela ajuda... tenho um trabalho de geometria analitica e esse resumo ajudou-me muito.... mas... muitas vezes nao sabemos como podemos fazer para ajudar a difundir essa pagina ou os conhecimentos que pudemos colher deste material. o que pode me sugerir... ja partilhei no meu status do whatsapp e em grupos de estudo do whatsapp... o que mais posso fazer para mostrar o quão estou grato? sem mais, agradeço e desejo sucessos ao grupo.
Olá Moisés,
Obrigado pela divulgação, não precisas de fazer mais nada. Quem me dera que todos os alunos tivessem a mesma preocupação do que tu. Boa sorte nos teus estudos!
O que significa um declive negativo?
Olá Luísa,
A melhor forma de responder à sua pergunta é recorrer a uma analogia. Imagine uma reta como se fosse uma estrada. Se o declive for nulo, então a estrada é plana. Se o declive for positivo, é porque a estrada é a subir. Por fim, se o declive for negativo, a estrada é a descer. Espero ter ajudado!
Olá boa tarde,
Eu tenho um exercício e a resolução em que o mesmo pede “a equação reduzida da reta tangente ao gráfico de f que tem declive máximo". Eu sei que o declive máximo da tangente ao gráfico de f corresponde ao valor máximo da derivada de f, que é a primeira derivada, mas na resolução do exercício eles fazem a 2ª derivada. Não consigo entender o porquê de estar certo, se é o declive máximo, então deve ser calculada apenas a 1ª derivada e achar o máximo ou não?
Olá João Paulo,
O teu raciocínio está parcialmente certo. Mas repara no seguinte, a primeira derivada pode ser utilizada para encontrar o máximo de uma função. De igual modo, a segunda derivada pode ser utilizada para encontrar o máximo da função que corresponde à primeira derivada. Portanto, está a ser utilizada a segunda derivada precisamente para saber qual é o valor máximo do declive da reta tangente. Espero que tenha ficado claro.
Olá!
Gostaria de saber se me podia ajudar.
Estou bastante confusa com um exercício que tem como objetivo escrever a equação de uma reta que passe pelo ponto (-5,3) e que tenha ordenada na origem igual a 9.
Agradecida pela atenção.
Olá Ana,
Não vou resolver, mas posso dar-te umas dicas. A equação reduzida da reta é `y=mx+b`. Como sabemos que a ordenada na origem é 9, isso significa que podemos substituir o `b` por 9, ficando `y=mx+9`. Neste momento só falta encontrar o valor do declive. Para isso, basta substituir na equação os valores do ponto por onde a reta passa, ou seja, `x=-5` e `y=3`. Isto vai dar origem a `3 = mxx(-5) + 9`. Quando chegares aqui, o resto é fácil, basta resolver em ordem a `m` e assim descobrir o declive. No final é só escrever a equação da reta com os valores de `b` e `m` certos.
Boa tarde,
Tenho um ponto A(8,4,0) e B(6,10,3) e quero saber as coordenadas do ponto G. Sei que AB // AG. Pesquisei na internet e diz que m(AB) = m(AG). A minha questão é, como é que se calcula o declive no espaço, ou se existe declive no espaço? Não vejo outra forma de resolver o exercício.
Muito obrigada pela atenção. Com os melhores cumprimentos,
Raquel Soares
Olá Raquel,
O conceito de declive é mais utilizado quando estamos a trabalhar com retas no plano. Neste caso, em que as retas são no espaço, o ideal é resolver esta questão, utilizando o conceito de vetor diretor. Como as retas são paralelas, forçosamente terão que ter o mesmo vetor diretor. Assim sendo, encontra o valor de `vec(AB)` e depois calcula as coordenadas do ponto `G`, de forma a ter o mesmo vetor diretor.
Boa tarde, após calcular o declice como calculamos o b?
Olá Maria,
Vamos supor que já calculaste o declive e que descobriste que `m=2`. Pela análise do gráfico consegues, de certeza, obter as coordenadas de, pelo menos, um dos pontos por onde a reta passa. Vamos então supor que a reta passa pelo ponto `(5,3)`. Posto isto, basta substituir na equação reduzida da reta `y=mx+b` os valores encontrados. Neste caso, vai ficar `3=2xx5 + b`. Agora é só resolver esta equação e assim descobrir o valor de `b`.
Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!