QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Porque razão existem duas escalas para medir a temperatura?

pequenas respostas para grandes perguntas

Antes de mais, a temperatura não é o único caso em que existe mais de uma unidade de medida. Nos casos da massa (peso), distância, áreas e volumes também existe mais de uma escala. Tudo dependerá do país onde nos encontrarmos.

A escala de Graus Celcius deve o seu nome ao físico e astrónomo sueco Anders Celcius, que usou o ponto de fusão (congelamento) da água como 0 graus e o ponto de ebulição (fervura) como 100 graus. Como curiosidade a escala usada por este cientista era invertida, 0ºC era o ponto de ebulição e 100ºC o de fusão. Assim sendo 1 Grau Celcius representa a centésima parte da diferença entre estas duas temperaturas.

Já os Estados Unidos usam uma escala diferente. Criada pelo físico alemão Daniel G. Fahrenheit, que é também o inventor do termómetro de mercúrio. A escala de Graus Fahrenheit foi concebida tendo como 0ºF a temperatura mais baixa que podia ser obtida com uma determinada mistura usada pelo cientista e 100ºF a temperatura do corpo humano. Nesta escala o ponto de fusão da água ronda os 32ºF e o de ebulição os 212ºF.

temperatura num termómetro

Como em tantas outras coisas não houve entendimento entre a Europa e os Estados Unidos e é por esse motivo que cá se usa uma escala e lá outra. Apesar destas duas serem as mais conhecidas, existem ainda outras escalas para medir a temperatura. Aqui fica a fórmula usada para converter de graus Celcius para Fahrenheit: `°F = °C xx 1,8 + 32`.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Porque razão existem duas escalas para medir a temperatura?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/escalas-temperatura.php, acedido em 26 de Outubro de 2020.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!