Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Como multiplicar frações?

pequenas respostas para grandes perguntas

Multiplicar frações é bem mais simples do que somar frações. Isto porque, ao contrário da soma, em que para fazer a operação é obrigatório que primeiramente as frações tenham denominadores iguais, no caso da multiplicação tal não é necessário! Na imagem que se encontra em baixo temos duas frações. Vamos supor que queremos multiplicá-las. Elas não têm o mesmo denominador, mas isso não é importante, porque basta multiplicar o numerador da primeira fração pelo numerador da segunda e de seguida, repetimos o processo, multiplicando o denominador de uma pelo denominador da outra. Assim sendo, vamos obter:

`3/4 xx 1/8 = (3 xx 1) / (4 xx 8) = 3/32`

Como o resultado final é uma fração irredutível (porque o denominador não é divisível por três), isso significa que já não se pode simplificar mais e está assim encontrada a solução.

Fração três quartos

Quando estamos a multiplicar frações, não é possível simplificar?

Sim, por vezes a multiplicação não é necessária porque conseguimos simplificar o processo. Reparem que quando estamos a multiplicar e a dividir pelo mesmo número, estas duas operações anulam-se, uma vez que são o inverso uma da outra. Isto permite-nos em alguns casos simplificar a multiplicação de frações, tal como no seguinte exemplo:

`9/7 xx 8/9 = cancel(9)/7 xx 8/cancel(9) = 8/7`

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Como multiplicar frações?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/multiplicar-fracoes.php, acedido em 25 de Junho de 2024.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!