Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

O que é a notação científica?

pequenas respostas para grandes perguntas

A notação científica é utilizada quando queremos expressar números muito grandes ou números muito pequenos. Vamos supor que pretendemos calcular a distância em metros, desde o planeta Terra até ao Sol. O resultado deste cálculo, consiste num número muito grande que se torna difícil não só de escrever, como também de ler! Da mesma forma, se desejarmos calcular quantas gramas pesa um átomo, seria necessário um número muito pequeno e aqui, mais uma vez, torna-se difícil utilizar o formato convencional a que estamos habituados.

Qualquer número em notação científica (padronizada) é da forma `mxx10^n`. O `m` é chamado de mantissa e terá que ser um número, cujo valor absoluto, se situa entre 1 e 10. Já o `n` representa a ordem de grandeza e deverá ser um número inteiro.

Podiam dar alguns exemplos de números em notação científica?

  • Massa da Terra: `5.973.600.000.000.000.000.000.000` kg. Notação científica: `5,9736xx10^24` kg.
  • Massa de um Electrão: `0,000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.9` kg. Notação científica: ` 9xx10^-31` kg.
Estudar notação científica

Quais são as vantagens deste formato?

Além de permitir representar os números extremamente grandes e pequenos de uma forma mais condensada, a notação científica tem ainda a vantagem de permitir comparar facilmente a ordem de grandeza de dois números. Além disso, os cálculos que envolvem as quatro operações aritméticas básicas (somar, subtrair, multiplicar e dividir), também são muito mais fáceis de efetuar quando os números estão neste formato.

Quando é que surgiu a notação científica?

É atribuído ao filosofo e matemático grego Arquimedes a primeira tentativa conhecida de utilização de números em notação científica. A necessidade surgiu quando este, por volta do século III a.C, fez uma estimativa para calcular o número de grãos de areia necessários para preencher o universo. O número por ele estimado foi de `1xx10^63` grãos.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "O que é a notação científica?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/notacao-cientifica.php, acedido em 02 de Dezembro de 2021.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
27 de Maio de 2019, 11h58

Mensagem de Ana Machado

Existe alguma diferença entre escrever 3*10^4 ou 30000?
Obrigada.

27 de Maio de 2019, 13h47

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ana,
Não existe nenhuma diferença. A escrita de números em notação científica surgiu devido à necessidade de abreviar a escrita de números que podem, por qualquer razão, ser extremamente longos. Por exemplo, em física utiliza-se um número que é a Constante de Avogadro, cujo valor é aproximadamente `6,02xx10^23`. Se experimentares escrever este número sem ser em notação cientifica, praticamente irá ocupar uma linha inteira. Além disso, este tipo de escrita possui a vantagem de facilmente podermos comparar dois números extremamente grandes ou extremamente pequenos e através da sua ordem de grandeza verificar qual é o maior.

18 de Setembro de 2020, 01h04

Mensagem de Beatriz

Na realidade existe diferença, e esta está nos algarismos significativos.
É muito importante nas ciências experimentais...

18 de Setembro de 2020, 10h15

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Beatriz,
É verdade que na escrita de números em notação cientifica, por vezes se procede a arredondamentos, que levam a alterações (por excesso ou por defeito) no valor do número. No entanto, em relação à dúvida colocada pela Ana Machado, é indiferente escrever `30000` ou `3xx10^4`.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!