Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
Este número, desperta há muito tempo a curiosidade de muitos matemáticos. Representado pela letra grega `Phi` (Phi), é também conhecido como número de ouro. Devido ao seu aparecimento em muitos locais da natureza, muitos matemáticos consideravam-no como sendo uma oferta de Deus ao mundo.
Uma das formas de encontrar a representação numérica de `Phi` é através da razão `Phi=(1+sqrt(5))/2`, que equivale à dízima não periódica 1,61803398... Sendo assim, é um número irracional, encontrado a partir da razão áurea (razão de ouro, divina proporção).
Este famoso número pode ser encontrado em flores e plantas diversas. Também o encontramos em pinturas, esculturas, música e construções. Como exemplo, várias obras de Leonardo Da Vinci utilizam a divina proporção, sendo o quadro de Mona Lisa um dos mais famosos. Os gregos, na escola pitagórica, representavam o número de ouro através do pentagrama, que contém a proporção áurea. No Egito Antigo, as pirâmides de Gizé foram construídas tendo por base a razão de ouro: o quociente entre a altura de uma face e metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro. Fibonacci utilizou a razão áurea na solução do famoso problema dos coelhos, naquilo que hoje conhecemos como a sequência de números de Fibonacci. Na natureza, o modelo de desenvolvimento de muitas plantas pode ser relacionado com esta sequência.
Foi interessante? Então partilha!NUNES, Vitor F. R. "O que é o número de ouro?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/numero-ouro.php, acedido em 16 de Março de 2025.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!