Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
Há cerca de 500 anos antes de Cristo, Pitágoras destacou-se como um grande matemático que desvendou grandes mistérios e chegou a incríveis conclusões matemáticas que utilizamos ainda hoje, uma das mais conhecidas é o “Teorema de Pitágoras”. Os discípulos de Pitágoras ficaram conhecidos como pitagóricos, e eles também eram conhecidos pelo seu gosto por charadas e enigmas matemáticos, muitos dos quais não foram solucionados até hoje.
Foram os Pitagóricos que convencionaram chamar Número Perfeito a todo o número natural que for igual à soma de todos os seus divisores, excluíndo-se desse grupo de divisores, o próprio número. Eis alguns exemplos:
Os quatro primeiros números perfeitos (6, 28, 496 e 8128) eram os únicos conhecidos pelos gregos antigos desde pelo menos Euclides. No século XV acrescentou-se o número 33.550.336 à lista. Como podemos ver pelo exemplo acima, os número perfeitos são extremamente raros. Apenas com o aparecimento dos computadores foi possível encontrar números perfeitos maiores. O trigésimo número perfeito conhecido é o 2.658.455.991.569.831.744.645.692.615.953.842.176, que possui nada mais nada menos do que 37 algarismos. E o quadragésimo quarto número perfeito descoberto possui quase 20 milhões de algarismos! Incrível não é?
A existência ou não de números perfeitos ímpares é um desafio para a Teoria dos Números. E se existe algum ou não, é uma conjectura antiga que permanece sem solução.
Foi interessante? Então partilha!NUNES, Vitor F. R. "O que são os números perfeitos?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/numeros-perfeitos.php, acedido em 26 de Março de 2023.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!