Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
De uma coisa temos a certeza, não existe nenhum símbolo romano maior que 1000, cuja representação é a letra `M`. Por esse motivo, os romanos quando queriam escrever um número grande, colocavam uma barra em cima dos seus números, o que equivalia a multiplicar esse número por 1000. Por exemplo, o número romano `bar(VII)` equivale a 7000.
Posto isto, definitivamente o `K` não é um número romano. É uma letra que faz parte do nosso alfabeto e é a abreviatura de Kilo, que por sua vez representa multiplicar por 1000 uma determinada unidade. Assim Kilograma, são 1000 gramas; Kilometro, são 1000 metros etc. A partir daqui tornou-se usual em alguns países (sobretudo anglófonos) utilizar o K como símbolo de uma multiplicação por 1000.
Por altura do ano 2000, era comum alguns informáticos referirem-se a um erro que sucedia em alguns programas informáticos, devido à passagem do milénio, como o bug Y2K (bug: erro; Y: ano; 2K: 2000). Agora já sabem, se encontrarem uma casa à venda por 130K, significa que o preço é 130.000 Euros.
Foi interessante? Então partilha!NUNES, Vitor F. R. "Ao escrever o número 2K, estou a utilizar um algarismo romano?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/numeros-romanos.php, acedido em 14 de Junho de 2025.
Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.
A explicação é equivocada:
O motivo da utilização é bem simples: A letra “K” vem que da palavra quilo, porém é escrita no padrão inglês kilo, o que justifica a representação em “K”. E a escolha da palavra deve-se ao fato de segundo o Sistema Internacional de Unidades o prefixo “quilo” significar mil.
É justamente por esta padronização que outros também são representados por letras, como “H” para centena, “M” para milhão, “G” para bilhão e “T” para trilhão.
Melhores cumprimentos.
Olá Marc,
Obrigado pelo esclarecimento, mas não existe nenhum equivoco na explicação. O texto do artigo refere claramente que a letra "K" é utilizada para designar mil unidades. Portanto a sua explicação vai ao encontro àquilo que é referido no texto.
Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!