QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Como funciona a regra de três simples em proporcionalidade direta?

pequenas respostas para grandes perguntas

A regra de três simples é um processo muito prático para resolver problemas que envolvem quatro números, dos quais se conhecem três. Dito de outra forma, queremos encontrar um valor a partir de outros três.

Mas antes de explicar o funcionamento da regra é importante salientar que ela só pode ser utilizada se os números envolvidos forem diretamente ou inversamente proporcionais. Um pequeno exemplo ajudará a perceber a diferença entre estes dois conceitos.

Temos o seguinte problema: Uma bicicleta percorre 80 km em 2 horas, mantendo o mesmo ritmo, em quanto tempo ela percorrerá 20 km? Vamos começar por construir uma tabela e designar por `x` o valor que queremos descobrir:

Percurso (km)Tempo (h)
802
20`x`
bicicleta

E agora pensemos, se o percurso diminuir o que vai acontecer ao tempo? Como a bicicleta vai percorrer uma distância menor, vai precisar de menos tempo, logo este vai diminuir também. Sempre que ambas as grandezas diminuírem ou ambas aumentarem estamos na presença de proporcionalidade direta.

Temos então a seguinte relação: `80/20 = 2/x`

Para encontrar o valor pretendido, basta agora fazer a multiplicação cruzada e resolver a equação:

`80 xx x = 20 xx 2 hArr x = (20 xx 2)/80 hArr x = 40/80 hArr x = 0.5`

A bicicleta irá demorar 0,5 horas, ou seja, 30 minutos a percorrer os 20 km.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Como funciona a regra de três simples em proporcionalidade direta?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/proporcionalidade-direta.php, acedido em 16 de Julho de 2020.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!