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Infelizmente, não existe um método único para conseguir solucionar problemas. Consoante o tipo de problema, poderão ser tentadas diferentes abordagens, que resultam em alguns casos e noutros não. O primeiro passo lógico consiste em perceber o problema. Se for necessário, deverá ler duas ou três vezes o enunciado até ter a certeza de perceber aquilo que está a ser perguntado. Posto isto, ver que dados é que temos e quais é que são necessários para conseguir resolver o problema. Será que toda a informação constante do enunciado é necessária? Teremos que filtrar a informação importante daquela que é acessória. Por vezes, também ajuda se fizermos um desenho que contenha os dados do enunciado. O facto de estar a "visualizar" o problema, ajuda o nosso cérebro a pensar nele. Depois de definir uma estratégia, há que experimentar e ver se resulta, se não resulta tentar então uma outra abordagem.
Quando são problemas demasiado complexos ou com enunciados extensos, torna-se útil separar o problema em vários pequenos problemas e assim resolver cada um separadamente. Também poderá ajudar se fizer analogias com situações semelhantes, mas mais simples e com números mais pequenos. Tente resolver o problema com números menores e a partir daí extrapolar para ver o que aconteceria se os números fossem maiores.
Por último e não menos importante deverá sempre testar a solução a que chegou. Será que ela faz sentido no contexto do problema? Tente fazer uma estimativa antes de começar a resolver. A solução a que chegou está de acordo com a estimativa? Será que está certo? Tal como em muitas outras coisas na vida, lembre-se que quanto mais praticar, mais fácil se torna!
Foi interessante? Então partilha!NUNES, Vitor F. R. "Como resolver problemas?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/resolver-problemas.php, acedido em 26 de Abril de 2024.
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Tenho um problema de matemática para resolver, quero ajudar o meu filho e não consigo:
O João tem três jogos com números. O jogo A só multiplica um número qualquer por 3, o jogo B só adiciona 2 a um número qualquer e o jogo C só subtrai 1 a um número qualquer. Com apenas uma operação de cada jogo, por que ordem é que devem ser jogadas para transformar o numero 3 em 14?
Olá Sandra,
Não tenho por hábito responder a problemas propostos pelos utilizadores. Mas, tendo em conta que estou com algum tempo disponível, aqui vai a resposta: Para transformar o número 3 em 14, basta primeiro utilizar o jogo B, de seguida o jogo A e por último o jogo C. Deste modo, obtemos a seguinte operação 3 + 2 = 5 x 3 = 15 - 1 = 14.
Desculpe, porque sei que não costuma resolver problemas, mas preciso de ajuda, já me dói muito a cabeça de tentar descobrir este problema, que é do 3º ano!
O Ulisses tem um numero ímpar de selos na sua colecção. A soma dos números representados pelos algarismos desse numero é 12. O numero representado pelo algarismo das centenas é o triplo do numero representado pelo algarismo das unidades. A colecção do Ulisses tem mais de 1000 selos e menos de 2000.
Descobre quantos selos tem o Ulisses na sua colecção.
Olá António,
De facto, não costumo resolver problemas propostos. Mas, como gosto de quebra-cabeças e como tenho uma filha com 11 onze anos, que também gosta de desafios matemáticos, resolvi propor-lhe este problema. Ela demorou cerca de três minutos, e apresentou-me a solução: O Ulisses possui 1371 selos na sua coleção. Existe uma certa estratégia a seguir para conseguir resolver este tipo de problemas. O inconveniente é que o espaço aqui disponível é algo curto para lhe explicar a resolução. Mas, não desanime e continue a praticar, tenho a certeza que ao fim de algum tempo vai conseguir resolver este tipo problemas num abrir e fechar de olhos.
y balões foram divididos por x crianças.
se cada criança receber 8 sobram 5.
se cada criança receber 7 sobram 11.
Quantos balões há para dividir?
Olá Inês,
Isso pode ser facilmente calculado utilizando um sistema com duas equações:
`{(8x,+,5,=,y),(7x,+,11,=,y):} `
Para resolver o sistema pode-se utilizar o método da substituição, isto é, resolvemos uma das equações em ordem a uma das incógnitas e depois substituímos esse resultado na outra equação.
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