Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Como somar frações?

pequenas respostas para grandes perguntas

Em Portugal, os alunos aprendem ainda no ensino primário, o que são frações e qual é a sua utilidade. De igual forma, sabem que se comerem uma quarta parte de um bolo, seguida de uma segunda quarta parte do mesmo bolo, isso equivale a comer metade do bolo. No fundo, sem que se apercebam disso, estão a fazer algo tão simples como somar frações.

Fração cinco oitavos

Como somar frações com o mesmo denominador?

Na imagem acima vemos um bolo cortado em 8 fatias, supondo que comemos `5/8` do bolo num dia e no dia seguinte comemos `1/8`, que parte do bolo ainda sobra? Este é um tipo de problema muito comum nos manuais escolares do 5º ano de escolaridade. A sua resolução é muito fácil, uma vez que ambos os denominadores são iguais. Nos casos em que isso acontece, basta somar os numeradores para obter o resultado final, que neste exemplo é `6/8` que por sua vez é equivalente a `3/4`. Então para responder à perguntar, basta observar que já comemos três quartas partes de um bolo e portanto sobra um quarto do bolo.

Fração três quartos

Como somar frações com denominadores diferentes?

Reparem na imagem anterior, vamos supor que pretendemos descobrir o resultado da seguinte soma: `3/4 + 1/8 = ?`. Para poder fazer esta soma temos que começar por colocar ambas as frações com denominadores iguais. Se na fração `3/4` eu multiplicar o numerador e o denominador pelo mesmo valor, vou obter uma fração equivalente. Vamos multiplicar então por 2 e assim constato que `3/4 = 6/8`. Portanto `3/4 + 1/8 = 6/8 + 1/8 = 7/8`, fica assim resolvida a questão inicial. Note que se pretender subtrair frações, os passos a seguir são exatamente iguais.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Como somar frações?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/somar-fracoes.php, acedido em 23 de Julho de 2024.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!