QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Como se calcula o Índice de Massa Corporal?

pequenas respostas para grandes perguntas

O Índice de Massa Corporal é um dos critérios mais utilizados para determinar o estado de magreza/normalidade/obesidade nos adultos. Apesar de largamente utilizado, o seu uso não é consensual, uma vez que não tem em conta a influência das diferenças raciais e étnicas. Outro grande problema do IMC, advém do facto de ter não ter em conta indivíduos com muita massa muscular, como por exemplo desportistas.

balanca

O seu cálculo é feito através da seguinte fórmula: `IMC = p/a^2`. Em que `p` representa o Peso em Kg e `a` a Altura em metros. Após calcular o índice utiliza-se a seguinte tabela:

CondiçãoIMC (Mulheres)IMC (Homens)
Abaixo do peso`< 19,1``< 20,7`
Peso normal`19,1 - 25,8``20,7 - 26,4`
Ligeiramente acima do peso`25,8 - 27,3``26,4 - 27,8`
Acima do peso ideal`27,3 - 32,3``27,8 - 31,1`
Obeso`> 32,3``> 31,1`

O problema de utilizar o IMC é que se está a tentar estabelecer uma relação matemática entre duas medidas de dimensões diferentes (massa e altura). Para perceber o porquê desta incompatibilidade, tenha em atenção o seguinte: a Altura é uma medida linear, ou seja, é a distância entre dois pontos específicos, a região da planta dos pés e o ponto mais alto da cabeça. A massa corporal (vulgarmente conhecida como peso) é uma medida tridimensional. A massa ocupa um lugar no espaço, logo possui volume. Voltando à fórmula, ao elevar o denominador ao quadrado está-se a transformar uma medida linear numa medida de superfície, como se faz para determinar a área de um terreno. Portanto, a fórmula estabelece uma relação errónea entre volume e superfície, que são conceitos matemáticos muito diferentes.

   Foi interessante? Então partilha!


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!