QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Aulas 11º ano       Aulas 12º ano

Podemos afirmar que hoje faz o dobro do calor de ontem?

pequenas respostas para grandes perguntas

S upondo que a temperatura de ontem foi de 10ºC, se hoje estiver 20ºC, não é correto afirmar que está o dobro do calor em relação a ontem. Para começar o termo "calor" não está bem definido, eu posso considerar que hoje está calor e outra pessoa achar que pelo contrário está fresco. A noção de "calor" não é portanto igual para todos, tal como a noção de alguém ser "alto" ou "baixo" difere de pessoa para pessoa. A palavra "calor" torna-se ainda mais confusa pelo facto da escala de temperatura admitir valores negativos, algo que não acontece quando medimos a altura de um ser humano que é sempre positiva. A afirmação feita anteriormente levanta imensos problemas. Se o dobro do calor significa o dobro da temperatura, parece ter lógica a ideia inicial de que se ontem esteve 10ºC e hoje está 20ºC é porque a temperatura subiu para o dobro, isto é, a temperatura que fez ontem foi multiplicado por 2. Mas, o que fazer se ontem tivesse estado -5ºC? Ao multiplicar esta temperatura por 2, não vai estar o dobro do calor, pelo contrário vai fazer mais frio, uma vez que -5ºC x 2 = -10ºC. Logo, a afirmação parece não fazer sentido quando se trata de temperaturas negativas.

três termómetros

Não posso então utilizar os termos "dobro do calor" ou "duas vez mais frio"?

É melhor evitar qualquer um desses termos, porque além de tudo o que já foi referido, temos ainda o problema de que afirmar que está o dobro do calor ou duas vezes mais frio, depende da escala de temperatura que estejamos a utilizar. O dobro do calor de 10ºC, seria naturalmente 20ºC. No entanto, 10ºC (celsius) corresponde a 50ºF (fahrenheit). O dobro de 50ºF são 100ºF, que por sua vez corresponde a aproximadamente 37,8ºC. Isto levanta sérios problemas, porque a noção do dobro da temperatura não é igual para um americano ou para um português!

   Foi interessante? Então partilha!


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!