QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Para que serve a trigonometria?

pequenas respostas para grandes perguntas

A palavra trigonometria, de origem grega, pode ser decomposta em trigonos (triângulo) + metreo (medida), isto é, medida de triângulos. Qualquer triângulo possui três lados e três ângulos. O estudo da trigonometria permite estabelecer relações entre os lados e os ângulos de um triângulo.

Não poderiam dar um exemplo prático?

Claro que sim, mas primeiro quero esclarecer que a trigonometria está intimamente ligada a um triângulo especial: o triângulo retângulo. Uma das razões da importância deste triângulo está relacionada com o facto, de que qualquer triângulo pode ser decomposto em dois (ou mais) triângulos retângulos. Posto este esclarecimento, aqui ficam alguns exemplos do uso da trigonometria, que mais frequentemente aparecem nos manuais escolares: calcular a distância entre dois aviões; calcular a altura de uma montanha; calcular o comprimento de um túnel; calcular a largura de um rio; calcular a inclinação de uma rampa, calcular a distância de dois navios à costa, etc.

utilizar a trigonometria

A trigonometria já existe há muito tempo?

Alguma vez pensou como é que há mais de 2000 anos se conhece a distância da Terra à Lua? Ou ainda, como é que calcularam o diâmetro do nosso planeta, numa altura em que não existiam máquinas de calcular, computadores nem qualquer aparelho eletrónico? E como é que os navegadores antigos conseguiam orientar-se no vasto oceano, sem qualquer ponto de referência terrestre? Sim, adivinhou, a resposta a todas estas perguntas está na trigonometria que surgiu na Grécia antiga, por volta do ano 150 a.C., pela mão de Hiparco. Este grande matemático, que é considerado por muitos historiadores como o pai da trigonometria, construiu a primeira tabela trigonométrica (que chegou até aos dias de hoje), para o ajudar a medir as distâncias entre os astros. Esta tabela foi muito importante para o desenvolvimento da Astronomia, pois permitiu o cálculo de distâncias totalmente inacessíveis.

   Foi interessante? Então partilha!


Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Ainda não foram colocados quaisquer comentários/dúvidas.
Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!