Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Quantos zeros leva o número 1 bilião?

pequenas respostas para grandes perguntas

Existe alguma confusão neste conceito, porque nem todos os países utilizam a mesma norma. Portugal utiliza a mesma nomenclatura que a maior parte dos países europeus, tais como Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, etc. Mas por exemplo, os Estados Unidos e o Brasil utilizam uma outra forma para designar os números, o que por vezes gera alguma confusão.

Mil Milhões

Até ao milhão o significado é o mesmo em todo o lado, mas daí para a frente as coisas mudam consoante o país em que estivermos. Nos Estados Unidos 1 bilião corresponde ao nosso mil milhões, que como podem ver na imagem acima possui ao todo 9 zeros. Para melhor entenderem a diferença aqui fica a seguinte tabela:

Diferentes formas de representar os números

PortugalEstados UnidosNúmeroNº de zeros
umone10
milthousand10003
milhãomilion1.000.0006
mil milhõesbilion1.000.000.0009
biliãotrilion1.000.000.000.00012
mil biliõesquadrilion1.000.000.000.000.00015

Respondendo então à pergunta colocada, 1 bilião tem 12 zeros. Como curiosidade, existe ainda uma outra importante diferença entre os números deste lado do Atlântico e o outro. Cá usamos a virgula como separador decimal e o ponto como separador de milhares, nos Estados Unidos é ao contrário.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Quantos zeros leva o número 1 bilião?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/zeros-biliao.php, acedido em 17 de Setembro de 2021.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 13 comentários/dúvidas.
10 de Janeiro de 2019, 14h23

Mensagem de Clara

Tenho uma licenciatura em economia, e os dedos das mãos não me chegam, para contar o número de vezes que já vi colegas meus a cometerem erros de tradução, quando fazem referência a um artigo que leram num jornal americano. É muito comum quando falam dos lucros ou prejuízos de uma empresa fazerem confusão entre o bilião português e o bilião americano.

10 de Janeiro de 2019, 19h28

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Clara,
Tem toda a razão, eu próprio já vi muitas vezes essa confusão em artigos jornalísticos e infelizmente continua a ser uma dúvida muito comum. O problema é que a palavra usada pelo americanos "bilion" é muito parecida com a nossa "bilião" e assim sendo, alguns fazem uma tradução literal do termo.

02 de Julho de 2019, 14h07

Mensagem de Tiago moreira

Um bilião são mil milhões...em todo o mundo.
A matemática é universal!

03 de Julho de 2019, 13h15

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
A matemática é universal, mas a linguagem matemática não é. Em Portugal utilizo a palavra "quadrado" para designar um quadrilátero com os 4 lados e os 4 ângulos iguais, em Inglaterra utilizam a palavra "square". Apesar de ambos designarem o mesmo, a palavra utilizada é diferente. Em relação aos números passa-se exatamente o mesmo, o termo utilizado para designar determinado número muda consoante o país de origem.

29 de Novembro de 2019, 11h45

Mensagem de Daniel

As questões são:
Quando o BCE diz que existe um total de 1.2 biliões de euros em circulação, afinal estamos a falar de 12 (mais quantos zeros). E esta, existe algum indicador económico que traduza “numero de moeda circulante / numero de população”? Obrigado.

29 de Novembro de 2019, 14h26

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Daniel,
Em relação à primeira questão, pelo texto acima, podemos depreender que 1,2 biliões, pode ser representado pelo número 12 seguido por 11 zeros. Quanto à segunda questão, lamento mas não sei responder, porque isso é uma pergunta da área da economia e não da matemática.

04 de Maio de 2020, 08h46

Mensagem de Fernando Arnaldo Vilanculo

Em Moçambique, no ano de 1994, quando eu ainda estava a aprender a escrever números por extenso, mil milhões (1 000 000 000) era diferente de 1 bilião (1 000 000 000 000). Mas recentemente comecei a notar divergências de opiniões mesmo entre nós. Portanto este artigo ajudou-me a perceber o surgimento desta confusão.

04 de Maio de 2020, 09h31

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Fernando,
É verdade, por vezes mesmo nos jornais ou na televisão, encontramos erros quando estão a traduzir artigos com origem em noticias americanas. É comum traduzirem o bilion americano para bilião em português, o que não é a mesma coisa...

21 de Fevereiro de 2021, 14h16

Mensagem de Lina da Graça Matola

Sou de Moçambique e concordo plenamente com o Fernando Arnaldo Vilanculo.
Para mim um bilião tem 12 zeros, com 9 zeros são mil milhoes é o que aprendi.
É preocupante esta divergências porque realmente a matemática é universal.
Especialistas, ajudem-nos!

11 de Março de 2021, 00h17

Mensagem de Fernando Ferreira

Pelos comentários acima parece consensual que na língua portuguesa 1 bilião tenha 12 zeros. No entanto isso não é óbvio, pois por analogia a outros sistemas de unidades, é intuitivo esperar que o nome do valor numérico da grandeza mude sempre que se acrescentam 3 zeros. Por ex. 1 byte, 1 Kb, 1 Mb, 1 Tb. Assim seria mais óbvio dizer 1 mil, 1 milhão, 1 bilião, 1 trilião, etc. Agora entendo porque é que Portugal não tem tantos "bilionários" como o Brasil. Aqui está um bom candidato a incluir num num novo acordo ortográfico.

11 de Março de 2021, 08h21

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Fernando,
Gostei da analogia com o sistema informático. Concordo consigo, penso que seria mais intuitivo e mais lógico, se o nome mudasse de cada vez que se acrescentam três zeros. Também seria útil em termos de uniformização, se todos os países utilizassem a mesma nomenclatura na designação dos números. Isso ajudaria a evitar muita confusão.

19 de Agosto de 2021, 11h36

Mensagem de Leonardo

Assim como vejo sentido na mudança da nomenclatura a cada 3 zeros, também induzo que o bilhão (10 ^ 12), foi usado para evitar a de utilizar-se de um milhão de milhões, o que em grandezas maiores ficaria repetitivo como em 10 ^ 18 (um milhão de milhões de milhões). Pelo mesma lógica, não vejo o porquê de não se utilizar um milhão de bilhões (10 ^18) e um trilhão ser um bilhão de bilhões (10 ^ 21) ao invés de um milhão de bilhões (10 ^ 18). A nomenclatura mudaria a cada grandeza ao quadrado.

19 de Agosto de 2021, 15h29

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Leonardo,
É verdade podia ter-se optado por outra nomenclatura. O facto de não ser algo universal, leva a concluir que a escolha da designação não é consensual.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!