Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Quantos zeros leva o número 1 bilião?

pequenas respostas para grandes perguntas

Existe alguma confusão neste conceito, porque nem todos os países utilizam a mesma norma. Portugal utiliza a mesma nomenclatura que a maior parte dos países europeus, tais como Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, etc. Mas por exemplo, os Estados Unidos e o Brasil utilizam uma outra forma para designar os números, o que por vezes gera alguma confusão.

Mil Milhões

Até ao milhão o significado é o mesmo em todo o lado, mas daí para a frente as coisas mudam consoante o país em que estivermos. Nos Estados Unidos 1 bilião corresponde ao nosso mil milhões, que como podem ver na imagem acima possui ao todo 9 zeros. Para melhor entenderem a diferença aqui fica a seguinte tabela:

Diferentes formas de representar os números

PortugalEstados UnidosNúmeroNº de zeros
umone10
milthousand10003
milhãomilion1.000.0006
mil milhõesbilion1.000.000.0009
biliãotrilion1.000.000.000.00012
mil biliõesquadrilion1.000.000.000.000.00015

Respondendo então à pergunta colocada, 1 bilião tem 12 zeros. Como curiosidade, existe ainda uma outra importante diferença entre os números deste lado do Atlântico e o outro. Cá usamos a virgula como separador decimal e o ponto como separador de milhares, nos Estados Unidos é ao contrário.

   Foi interessante? Então partilha!

Gostarias de referir este texto num trabalho escolar?

NUNES, Vitor F. R. "Quantos zeros leva o número 1 bilião?", matematica.pt. Disponível em: https://www.matematica.pt/faq/zeros-biliao.php, acedido em 13 de Setembro de 2025.



Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 17 comentários/dúvidas.
10 de Janeiro de 2019, 14h23

Mensagem de Clara

Tenho uma licenciatura em economia, e os dedos das mãos não me chegam, para contar o número de vezes que já vi colegas meus a cometerem erros de tradução, quando fazem referência a um artigo que leram num jornal americano. É muito comum quando falam dos lucros ou prejuízos de uma empresa fazerem confusão entre o bilião português e o bilião americano.

10 de Janeiro de 2019, 19h28

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Clara,
Tem toda a razão, eu próprio já vi muitas vezes essa confusão em artigos jornalísticos e infelizmente continua a ser uma dúvida muito comum. O problema é que a palavra usada pelo americanos "bilion" é muito parecida com a nossa "bilião" e assim sendo, alguns fazem uma tradução literal do termo.

02 de Julho de 2019, 14h07

Mensagem de Tiago moreira

Um bilião são mil milhões...em todo o mundo.
A matemática é universal!

03 de Julho de 2019, 13h15

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
A matemática é universal, mas a linguagem matemática não é. Em Portugal utilizo a palavra "quadrado" para designar um quadrilátero com os 4 lados e os 4 ângulos iguais, em Inglaterra utilizam a palavra "square". Apesar de ambos designarem o mesmo, a palavra utilizada é diferente. Em relação aos números passa-se exatamente o mesmo, o termo utilizado para designar determinado número muda consoante o país de origem.

29 de Novembro de 2019, 11h45

Mensagem de Daniel

As questões são:
Quando o BCE diz que existe um total de 1.2 biliões de euros em circulação, afinal estamos a falar de 12 (mais quantos zeros). E esta, existe algum indicador económico que traduza “numero de moeda circulante / numero de população”? Obrigado.

29 de Novembro de 2019, 14h26

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Daniel,
Em relação à primeira questão, pelo texto acima, podemos depreender que 1,2 biliões, pode ser representado pelo número 12 seguido por 11 zeros. Quanto à segunda questão, lamento mas não sei responder, porque isso é uma pergunta da área da economia e não da matemática.

04 de Maio de 2020, 08h46

Mensagem de Fernando Arnaldo Vilanculo

Em Moçambique, no ano de 1994, quando eu ainda estava a aprender a escrever números por extenso, mil milhões (1 000 000 000) era diferente de 1 bilião (1 000 000 000 000). Mas recentemente comecei a notar divergências de opiniões mesmo entre nós. Portanto este artigo ajudou-me a perceber o surgimento desta confusão.

04 de Maio de 2020, 09h31

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Fernando,
É verdade, por vezes mesmo nos jornais ou na televisão, encontramos erros quando estão a traduzir artigos com origem em noticias americanas. É comum traduzirem o bilion americano para bilião em português, o que não é a mesma coisa...

21 de Fevereiro de 2021, 14h16

Mensagem de Lina da Graça Matola

Sou de Moçambique e concordo plenamente com o Fernando Arnaldo Vilanculo.
Para mim um bilião tem 12 zeros, com 9 zeros são mil milhoes é o que aprendi.
É preocupante esta divergências porque realmente a matemática é universal.
Especialistas, ajudem-nos!

11 de Março de 2021, 00h17

Mensagem de Fernando Ferreira

Pelos comentários acima parece consensual que na língua portuguesa 1 bilião tenha 12 zeros. No entanto isso não é óbvio, pois por analogia a outros sistemas de unidades, é intuitivo esperar que o nome do valor numérico da grandeza mude sempre que se acrescentam 3 zeros. Por ex. 1 byte, 1 Kb, 1 Mb, 1 Tb. Assim seria mais óbvio dizer 1 mil, 1 milhão, 1 bilião, 1 trilião, etc. Agora entendo porque é que Portugal não tem tantos "bilionários" como o Brasil. Aqui está um bom candidato a incluir num num novo acordo ortográfico.

11 de Março de 2021, 08h21

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Fernando,
Gostei da analogia com o sistema informático. Concordo consigo, penso que seria mais intuitivo e mais lógico, se o nome mudasse de cada vez que se acrescentam três zeros. Também seria útil em termos de uniformização, se todos os países utilizassem a mesma nomenclatura na designação dos números. Isso ajudaria a evitar muita confusão.

19 de Agosto de 2021, 11h36

Mensagem de Leonardo

Assim como vejo sentido na mudança da nomenclatura a cada 3 zeros, também induzo que o bilhão (10 ^ 12), foi usado para evitar a de utilizar-se de um milhão de milhões, o que em grandezas maiores ficaria repetitivo como em 10 ^ 18 (um milhão de milhões de milhões). Pelo mesma lógica, não vejo o porquê de não se utilizar um milhão de bilhões (10 ^18) e um trilhão ser um bilhão de bilhões (10 ^ 21) ao invés de um milhão de bilhões (10 ^ 18). A nomenclatura mudaria a cada grandeza ao quadrado.

19 de Agosto de 2021, 15h29

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Leonardo,
É verdade podia ter-se optado por outra nomenclatura. O facto de não ser algo universal, leva a concluir que a escolha da designação não é consensual.

29 de Dezembro de 2021, 20h30

Mensagem de Rodrigo

E em relação ao número com 18 zeros? Para nós será trilião, e para os Estados Unidos?

31 de Dezembro de 2021, 20h26

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rodrigo,
Nos Estados Unidos, o número 1 seguido de 18 zeros é chamado de quintillion.

28 de Janeiro de 2024, 21h18

Mensagem de Laura

Sou de Portugal. Ao reparar no nome que damos às classes dos números, não vejo qual a dificuldade em aceitar a nomenclatura dada. Vejamos: classe das unidades, classe dos milhares (de unidades), classe dos milhões, classe dos milhares de milhões, classe dos biliões, classe dos milhares de biliões, classe dos triliões, classe dos milhares de triliões e assim por diante.

29 de Janeiro de 2024, 16h20

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Laura,
Concordo totalmente, penso que os nomes que utilizamos fazem todo o sentido.
A confusão surge porque nem todos os países do mundo utilizam a mesma nomenclatura.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

Consulta a nossa Lista de Perguntas para ficares a conhecer um pouco mais sobre os mais diversos temas relacionados com a matemática. Caso tenhas alguma pergunta (matemática) pertinente, cuja resposta não consigas encontrar facilmente, envia-nos um email através da página Contactar com essa dúvida. Teremos todo o gosto em responder. Na eventualidade de detetares algum erro nas nossas respostas, não hesites em avisar-nos!