Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!
O "Jogo do Galo" pode ser jogado com um papel e lápis por dois jogadores que alternadamente vão desenhando um X e um O numa grelha de tamanho 3 x 3. Ganha o jogador que primeiro conseguir alinhar três símbolos na vertical, na horizontal ou na diagonal.
Se for jogado sem falhas, este é um tipo de jogo que termina sempre empatado. No entanto, foram introduzidas algumas falhas na programação deste jogo, de forma a permitir que o computador por vezes cometa erros!
Apesar da sua aparente simplicidade, o jogo do galo requer uma análise detalhada para determinar o número de posições finais possíveis que é 138. Este número é bastante complexo de calcular. Dado que o jogo acaba assim que um dos jogadores tiver alinhado três símbolos e também porque temos que ter em conta as simetrias do tabuleiro (rotações e reflexões). Apesar do jogo do galo já existir há centenas de anos, só em 2002 e com a ajuda de computadores é que os matemáticos conseguiram calcular o número de diferentes jogadas possíveis que é de 26830. Em relação à origem do nome do jogo, não se conhece de onde provém. A forma como o designamos não resulta da tradução de nenhuma outra lingua, por exemplo, em inglês designa-se por "Tic-Tac-Toe" e em português do Brasil é conhecido por "Jogo da Velha". Com o passar do tempo foram surgindo diversas outras versões do jogo do galo, desde versões em 3D a versões com tabuleiros de dimensão 9 x 9.