QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Aulas 11º ano       Aulas 12º ano
Praticar Matemática > 12º ano > Introdução ao Cálculo Diferencial II > Exercício 42

Exercícios de Introdução ao Cálculo Diferencial II

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Introdução ao Cálculo Diferencial II. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 42 / Total: 105

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no exame nacional de matemática do 12º ano, publicado em 2013, 3ª fase.
Exercício retirado do exame nacional de matemática do 12º ano, publicado em 2013, 3ª fase. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 3 comentários/dúvidas.
02 de Junho de 2018, 16h25

Mensagem de Cláudia

Boa tarde, porquê que (4+x)^2 não é x^2 +8x + 16 que depois através da tabela de sinais verificava-se que -4 é máximo? Eu ao resolver assim tanto a (B) como a (D) davam-me certas...

03 de Junho de 2018, 16h20

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Cláudia,
Penso que estás a fazer confusão no facto de `(4+x)^2` ser a expressão algébrica da função derivada e não da função `f(x)`. Repara que na resolução em vídeo é feito um esboço do gráfico da função derivada. O ponto -4 nunca poderia ser o máximo da função `f(x)` porque o sinal da derivada é positivo, tanto para valores inferiores como para valores superiores a -4. Para que esse ponto seja um máximo é necessário que o sinal da função derivada passe de positivo para negativo.

04 de Junho de 2018, 15h16

Mensagem de Cláudia

Eu fiz um erro no cálculo daí me ter dado mal e ter feito confusão. Muito obrigada pela atenção!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Introdução ao Cálculo Diferencial II aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.