QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Aulas 11º ano       Aulas 12º ano
Praticar Matemática > 10º ano > Funções e Gráficos > Exercício 15

Exercícios de Funções e Gráficos

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Funções e Gráficos. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 15 / Total: 15

ant. aleatório

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no teste intermédio de matemática do 10º ano, publicado em 2012-03-16.
Exercício retirado do teste intermédio de matemática do 10º ano, publicado em 2012-03-16. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema ou que contenham linguagem imprópria serão removidas.

Foram feitos 4 comentários/dúvidas.
25 de Maio de 2015, 21h34

Mensagem de Tiago

Excelente trabalho feito neste site :) Parabéns!
Agora uma crítica positiva, em alguns exs de 'funções e gráficos', nomeadamente este, acho que deveria ser dada uma análise mais profunda nas opções de resposta e explicá-las. Sei que como foi feito é uma maneira logo de cortar opções. Mas nos testes os exs não são iguais e poucas são as escolhas múltiplas. Como tal, com essa 'analise mais profunda' consegue-se perceber o porquê das outras opções.
Espero que me tenha conseguido expressar. Obg.

26 de Maio de 2015, 09h20

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Tiago,
Na matemática existem sempre várias formas de chegar ao resultado final e todas elas estão corretas. Nestas questões de escola múltipla, por vezes a maneira mais rápida de resolver o exercício é ir por exclusão de partes. No entanto, eu entendo que a explicação teria ficado mais clara se tivessem sido explicados os conceitos presentes no exercício: zeros, domínio, contradomínio, extremos, paridade, etc.
Vou tentar ter mais cuidado nas próximas resoluções. Obrigado pela critica!

01 de Setembro de 2016, 18h09

Mensagem de Ana Rita Sebastião

Boa tarde! Mas a função não tem máximos nem mínimos? Então estou com dificuldade em perceber o que são, porque julgava que fossem os extremos da função, os valores apresentados na imagem.

02 de Setembro de 2016, 10h21

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ana Rita,
É verdade, a função não tem máximos nem mínimos! A razão disso é que se verifica através da observação do gráfico que os extremos da função têm "bolinhas abertas". Isso significa que esses pontos não pertencem à função, ou seja, não estão definidos. Assim sendo, esses pontos não podem ser considerados máximos nem mínimos. Se fossem "bolinhas fechadas", então sim, a função teria extremos absolutos.

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Funções e Gráficos aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.