QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Praticar Matemática > 10º ano > Funções e Gráficos > Exercício 14

Exercícios de Funções e Gráficos

folha

Aprende matemática praticando. Tenta resolver o seguinte exercício sobre Funções e Gráficos. Escolhe uma das respostas possíveis e vê se acertaste. Se não conseguires resolver consulta o vídeo com a resolução. Se ainda assim continuares com dúvidas deixa uma mensagem no fórum, tentaremos ajudar assim que for possível.

Exercício Nº: 14 / Total: 15

ant. aleatório seg.

Resolve o seguinte exercício:

Exercício de escolha múltipla com origem no teste intermédio de matemática do 10º ano, publicado em 2012-03-16.
Exercício retirado do teste intermédio de matemática do 10º ano, publicado em 2012-03-16. Guardar

Escolhe uma opção:




Utiliza este espaço para comentários ou dúvidas

Neste local poderás colocar os teus comentários e as tuas dúvidas. Todas as mensagens que não estiverem diretamente relacionadas com este tema, ou que eventualmente contenham linguagem considerada imprópria serão removidas.

Foram feitos 5 comentários/dúvidas.
16 de Abril de 2014, 12h12

Mensagem de LuaSol

Estes exercícios ajudam bastante!

17 de Março de 2016, 10h29

Mensagem de Ligia

Bom dia,
Tenho uma função: f(x) =x^3 (x elevado a 3)
Determine k de modo a que f(kx) = 2x^3
Consegue ajudar-me? Obrigada.

18 de Março de 2016, 10h10

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Ligia,
Por norma, só respondo a questões relacionadas com o exercício presente na página!
Neste caso, vou abrir uma exceção. Para conseguir chegar ao resultado do teu enunciado, o valor de `k` terá que ser igual a `root(3)(2)`.
Assim, o exercício pedido terá a seguinte solução `f(x) = x^3; k = root(3)(2); f(kx) = (root(3)(2)x)^3 hArr f(kx) = 2x^3`. Espero ter conseguido ajudar. Boa sorte para os testes.

01 de Setembro de 2016, 16h02

Mensagem de Ana Rita Sebastião

Boa tarde!
Eu não consegui perceber muito bem a resolução do exercício, será que me podia explicar o porquê de não ser a opção C e ser a D? Eu percebi porque não é a A e B, as outras 2 não sabia o que responder.

02 de Setembro de 2016, 10h10

Mensagem de Vitor Nunes

Olá Rita,
Comparando as opções C) e D) é fácil chegar à opção certa, isto porque, no gráfico podemos observar que a função tem apenas um zero: o número `-1`. Na opção C) se formos igualar a zero os dois ramos da função verificamos que em ambas as funções o zero é o número `1`, o que está errado de acordo com a nossa observação do gráfico. Bom estudo!

Enviar Comentário/Dúvida




escrever carta

A maior parte dos exercícios de Funções e Gráficos aqui presentes estão resolvidos em vídeo, sendo assim fácil encontrares uma explicação detalhada da solução correta. Na eventualidade do vídeo apresentado não corresponder à resolução do exercício proposto, solicita-se a comunicação do erro através deste fórum ou usando a página Contactar. Obrigado.