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Esta calculadora científica, que disponibilizamos online de forma gratuita, além de realizar as operações ditas "normais", tem ainda a particular vantagem de fornecer todo um vasto conjunto de diversas outras operações, tais como: resolver equações do primeiro e segundo grau, converter várias unidades de medida, realizar operações com percentagens, trabalhar com números complexos, calcular automaticamente integrais, etc. Muito mais do que uma simples calculadora científica, esta pequena calculadora online permite que sejam introduzidas as operações utilizando a notação matemática convencional. Deste modo, fica facilitada a perceção da operação que se pretende calcular e assim reduz-se a possibilidade de introdução de erros indesejados.
Introduzir Cálculo | Calcula Expressão | Resultado Obtido |
---|---|---|
`2 + 3 ** 4` | `2 + 3 xx 4` | `14` |
`2x + 3 = 4(x-1)` | `2x + 3 = 4(x-1)` | `x=7/2` |
`x text(^)2+2x-1=9` | `x^2+2x-1=9` | `x=-sqrt(11)-1 vv` `x=sqrt(11)-1` |
`5m + 50cm` | `5m + 50cm` | `5.5m` |
`50m text( in ) cm` | `50m rarr cm` | `5000 cm` |
`2cm text(^)2 text( in ) dm text(^)2` | `2cm^2 rarr dm^2` | `0.02 dm^2` |
`1//4 + 1//2` | `1/4 + 1/2` | `3/4` |
`200 + 5%` | `200 + 5%` | `210` |
`(1,2,3)**(3,2,1)` | `((1),(2),(3))xx((3),(2),(1))` | `10` |
`(2+2i)**(3+3i)` | `(2+2i)xx(3+3i)` | `12i` |
`text(int)(x^2)` | `int(x^2) dx` | `x^3/3 + C` |
`text(diff)(x^2)` | `d/(dx)(x^2)` | `2x` |
`[[1, 2][4, 5]]**[[6, 7][8, 3]]` | `[[1, 2],[4, 5]]xx[[6, 7],[8, 3]]` | `[[22, 13],[64, 43]]` |
`cos(60)` | `cos(60º)` | `1/2` |
As calculadoras de hoje são eletrónicas e são construídas por vários fabricantes, em diversas formas e tamanhos, variando no preço de acordo com a sofisticação e os recursos oferecidos. A utilização da calculadora gráfica é de uso obrigatório no ensino secundário em todas as disciplinas da área da Matemática, sendo que algumas questões podem não ser resolúveis sem o recurso à sua utilização, pelo que a mesma se torna imprescindível. As calculadoras científicas mais utilizadas no ensino secundário em Portugal são da marca Casio e Texas Instruments. A capacidade de uma calculadora científica varia conforme a marca e o modelo e vai muito além das possibilidades de cálculo limitados à aritmética (utilizados no ensino básico). A maior parte dessas calculadoras oferecem funções trigonométricas, cálculo de probabilidades, cálculo de matrizes, possibilidade de programar e apresentação de gráficos de diversos tipos. As máquinas de calcular mais recentes já apresentam ecrãs a cores com elevada resolução, algo muito útil e que se tornou normal numa calculadora moderna, uma vez que facilita aos estudantes a análise de diversos tipos de gráficos. Porém, a sua utilização também apresenta algumas desvantagens. Isto porque, alguns alunos tornam-se demasiado dependentes da calculadora e deixam de conseguir realizar alguns cálculos mentais, mesmo que sejam os mais simples. Além do mais, só a calculadora não resolve nenhum problema, os alunos deverão adquirir a capacidade de recolher os dados importantes, introduzir essa informação na máquina de calcular e no final ter um sentido crítico, que lhes permita avaliar se o resultado faz ou não sentido no contexto do problema.
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