QUERES APRENDER MATEMÁTICA?

Assiste hoje mesmo às nossas aulas em vídeo com centenas de exercícios resolvidos. Aproveita e esclarece as tuas dúvidas todas!

Aulas 11º ano       Aulas 12º ano

Calcular IVA

calculadora de IVA

Muitas lojas fazem campanhas em que oferecem o valor do IVA aos seus clientes. Mas como calcular o IVA de um produto que já possui o imposto incluído no preço? A fórmula é muito simples, basta dividir o preço por 1,23 no caso da taxa ser 23%, ou pelo valor correspondente se a taxa for diferente. Por exemplo, se um computador custar 590€ com IVA incluído, então basta fazer: `590 : 1,23 = 479,67`, logo este será o valor sem IVA. Será que vale a pena aproveitar a promoção?

Se pelo contrário, pretender saber qual é o valor de um determinado bem, que ainda não tem o valor do IVA no preço, apenas terá que efetuar a operação inversa, isto é, em vez de dividir terá que multiplicar. Por exemplo, se pretender adquirir um tablet, cujo preço é 320€ sem IVA, a conta que terá que efetuar é a seguinte: `320 xx 1,23 = 393,60`. Se ainda assim tiver dificuldades, pode utilizar as duas calculadoras que disponibilizamos abaixo, para calcular os valores em ambos os casos.

Calcular IVA (incluído nos preços)

Preço com IVA:

Percentagem do IVA: %

  

Resultado

Calcular IVA (preços sem IVA)

Preço sem IVA:

Percentagem do IVA: %

  

Resultado

   Achaste útil? Então partilha!



Informação

Bloco de notas

O IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) é um imposto aplicado em Portugal, (nos restantes países da União Europeia recebe diferentes designações), que incide sobre a despesa ou consumo e tributa o "valor acrescentado" das transações efetuadas pelo contribuinte.